SECRETARIA EXECUTIVA

As atribuições da Secretaria Executiva da AMAM possuem duas dimensões: interna e externa.

No que tange à interna, temos os gerenciamentos administrativo, financeiro, orçamentário e patrimonial, com vista à otimização das metas estabelecidas.

No que se refere à dimensão externa, arrola-se a articulação - negociação, intermediação e busca - de parcerias com a sociedade, entes públicos e privados, com o escopo de equacionar os problemas, defender e resguardar os interesses dos Municípios do Marajó nos âmbitos estadual, federal e internacional.

Portanto, estabelecidas as dimensões, tem-se como missão o fortalecimento da credibilidade da AMAM como Entidade representativa dos interesses do Arquipélago do Marajó.

Responsável: Alcindo Cavalcante
E-mail: secexecutivo@amam-marajo.org
 

 ASSESSORIAS TÉCNICAS
» Assessoria de Comunicação

O Setor de Comunicação realiza o seu trabalho de forma interligada com as áreas de comunicação, informática, criação e cerimonial.

Tem como objetivo, primeiro, assegurar uma comunicação, nos recintos interno e externo, segura e transparente, contribuindo para a consolidação de uma identidade positiva do Órgão perante seus associados, sociedade, Entes públicos e privados.

Dentre suas atribuições, administra e disponibiliza no site um noticiário relevante, totalmente voltado para questões institucionais, políticas, ambientais, culturais, educacionais, jurídicas, sociais, dentre outras; bem como planeja e coordena a edição e distribuição de publicações; avalia, seleciona e faz publicar noticiários na imprensa, disponibilizando ao público informações relevantes.

Nossa missão, portanto, é criar uma rede de informações agregadoras de valores e credibilidade, para que possamos servir de instrumento efetivo e potencializador das ações inerentes a AMAM e ao Arquipélago do Marajó.

Responsável: Joabher Bentes
E-mail: comunicacao@amam-marajo.org
 

» Assessoria Jurídica

Aliando a experiência de profissionais especializados e compromissados, a Assessoria Jurídica possui uma equipe de advogados que assumiram funções jurídicas fundamentadas na ética e valoração da AMAM e de seus Municípios associados.

O assessoramento jurídico abarca várias funções e responsabilidades, dentre as quais colocamos em evidência a defesa desta Associação em relações institucionais ou negociais, a assistência na elaboração e alteração de projetos de regulamentos, a elaboração de pareceres jurídicos solicitados pelos municípios ou pelos setores internos desta Associação, a análise e orientação jurídica dos processos administrativos, o auxílio na elaboração de projetos de minutas de acordos, protocolos ou contratos celebrados por esta Associação, bem como assegurar o patrocínio judicial em ações, processos e recursos que envolvam, dentre outras, funções que tratam de assuntos jurídicos.

Responsável: Ederson Barros Dias

Assessor Jurídico: Ederson Barros Dias
Técnica Jurídica: Jaqueline Cardoso Leão

E-mail: juridico@amam-marajo.org
 

» Agricultura
A assessoria de agricultura, pecuária e pesca, tem como objetivo auxiliar os municípios nas articulações entre estes e os órgãos parceiros, buscando através de atividades planejadas o apoio e incentivo ao desenvolvimento e implementação de Programas e projetos na área produtiva, identificados com a realidade local e que promovam a melhoria da qualidade de vida na região.

No início de cada ano agrícola trabalhamos junto aos Secretários Municipais, no assessoramento, na elaboração do Plano Municipal, levando informações tecnológicas e decisões governamentais que possam fortalecer seus planejamentos. Com a proximidade do mercado comprador e consumidor, é nossa função fornecer informações aos municípios para que os produtores realizem bons negócios com produtos oriundos da Agricultura. Na pesca, nossas atividades estão voltadas para a reorganização das colônias de pesca e na aproximação junto aos organismos municipais, considerando a importância econômica que a pesca artesanal tem na região. Temos a responsabilidade de subsidiar as Secretarias Municipais, com informações variadas de setor produtivo, no sentido de enriquecer seu banco de dados e para a tomada de decisões futuras.

Responsável: ---
E-mail: agricultura@amam-marajo.org
 

» Coordenação Técnica
A coordenação técnica da AMAM foi instituída com o objetivo de atuar em consonância com as diretrizes e políticas da Associação, especificamente àquelas relacionadas ao processo de gestão das assessorias técnicas da AMAM, buscando integrar e coordenar estas assessorias a quando do desenvolvimento das demandas municipais; assessorar a Secretaria Executiva nas ações voltadas a melhoria das atividades técnicas, avaliando e analisando os trabalhos desenvolvidos, propondo ações e formulando propostas que melhor atendam as necessidades das Prefeituras Municipais; auxiliar a Secretaria Executiva na tomada de decisões, por meio de análises e emissão de parecer técnico; promover o incentivo a difusão de informações e conhecimentos entre as assessorias e aos municípios, e ainda fornecer orientação sobre os procedimentos de trabalho técnicos.

Responsável: Marilia Tavares
E-mail: coordtec@amam-marajo.org
 
» Gestão
A assessoria de gestão da AMAM é responsável por prestar assessoria nas áreas de administração, finanças e chefias de gabinete, aos municípios filiados. O trabalho consiste em articular com os órgãos públicos das diversas esferas governamentais, ações de parcerias visando a melhoria das gestões municipais e conseqüentemente o desenvolvimento municipal como um todo.

As ações de trabalho da assessoria objetivam disseminar informações de interesse das prefeituras marajoaras, promover debates, organizar seminários, fóruns, na perspectiva de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas e contribuindo para o aprimoramento da administração pública municipal.

Responsável: Absalom Mascarenhas
E-mail: gestao@amam-marajo.org
 

» Informática
Gerenciar as informações de uma região como a nossa com as atuais dimensões, com as dificuldades de acesso e enormes distâncias entre uma localidade e outra, é um grande desafio. Mas a AMAM (Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó), através de seu Setor de Informática está preparado para enfrentar.

Sua atual missão é "Contribuir para a melhoria da qualidade de informações de nossa rede, visando a sua integração e socialização, através da definição da política de informática, assessoramento e oferta de soluções em sistemas e tecnologia, segundo os princípios de ética, transparência e justiça social". Sua atual visão é ser um setor moderno, flexível, ágil, eficiente, eficaz e tecnicamente atualizada, focada em dirigir, coordenar e dar soluções em sistemas e tecnologia de informação voltadas à integração da sociedade marajoara.

Diante disso nosso setor está disposição para atender os técnicos que fazem parte da família AMAM, bem como a todos nossos municípios Marajoaras.

Responsável: Larissa Leonel
E-mail: informatica@amam-marajo.org
 

» Saúde
A assessoria é responsável pela orientação aos gestores municipais associados, nos trabalhos técnicos desenvolvidos na área de saúde, bem como, a orientação e o acompanhamento da implantação e funcionamento dos programas e políticas públicas desenvolvidos nos municípios, além de orientar e acompanhar a execução e avaliação de planos de ação, projetos técnicos, etc. Incentivamos o funcionamento, aparelhamento e a manutenção dos Conselhos Municipais de Saúde. Buscamos ainda, parcerias para a realização de capacitações aos técnicos de saúde.

A partir disso, objetivamos cada vez mais uma assessoria com capacidade de orientar de forma eficaz os gestores, para que estes possam melhor atender as demandas de seus municípios, o que possibilita um maior acesso da comunidade aos serviços públicos de saúde básica.

Responsável: Enilda Lobato
E-mail: saude@amam-marajo.org
 

» Assistência Social
O trabalho da assessoria consiste em orientar e acompanhar a implantação e o funcionamento dos programas e políticas públicas de assistência social desenvolvidos e ou executados nos municípios associados. Orientamos e acompanhamos a elaboração de Planos de Trabalho, planos de ação, Projetos técnicos dos municípios associados, além de encaminhar providências junto aos órgãos estaduais e federais que coordenam as políticas de assistência social. Orientamos e estimulamos o aparelhamento, funcionamento e manutenção dos Conselhos Municipais, na área de assistência social, além de buscar parcerias para a realização de capacitações para os técnicos da área.

Assim sendo, o nosso grande desafio hoje consiste em auxiliar os gestores a atender com eficácia as demandas municipais, ampliando e melhorando o acesso da sociedade à rede de serviços públicos básicos.

Responsável: Sandro Tadeu
E-mail: assistencia@amam-marajo.org
 

» Educação
A assessoria de educação e desporto, é responsável pelo desenvolvimento de atividades de orientação, apoio e articulação das Secretarias Municipais junto aos organismos governamentais e não-governamentais, objetivando o desenvolvimento de programas e projetos que promovam a melhoria da qualidade educacional e esportiva dos municípios. Operacionalizamos nossas atividades assessorando os secretários na implementação e acompanhamento dos programas federais e estaduais, na prestação de contas destes e na busca de fomento de ações que possam contribuir para a melhoria das ações educativas municipais.

Responsável: Rosenilda Cardoso
E-mail: educacao@amam-marajo.org
 
» Infra-Estrutura
A Assessoria Técnica de Infra-estrutura, por estar, historicamente ligado a grandes obras, tornou-se o meio pelo qual a sociedade, como um todo, avalia o desempenho de seus gestores, no contexto marajoara, as altas taxas de crescimento urbano e habitacional denotam a esta exigência, o estatus de constante urgência das ações.

Neste sentido, a AMAM, promove na área de Infra-Estrutura, fóruns, reuniões e palestras, além de realizar ações vinculadas ao Planejamento Urbano e Municipal, tais como: auxiliar a elaboração e implantação dos Planos Diretores Participativos Municipais, bem como a elaboração de Planos de Trabalhos e Projetos Arquitetônicos para assinaturas de convênios com os órgãos do Governo Estadual (SEDURB, SEDUC, SEPOF...) e Federal (Min. Cidades, Min. Transportes, Min. Turismo, FUNASA...) para obter recursos para realização de programas e projetos vitais a gestão pública, bem como o seu acompanhamento.

Resposável:
E-mail: infraestrutura@amam-marajo.org
 

» Meio-Ambiente
A Assessoria de Meio Ambiente da AMAM, foi criada desde junho de 2004, para direcionar uma demanda que se distribía pelas assesssorias de Turismo, agricultura e Infra - Estrutura.

Os pilares desta assessoria foram estruturados, objetivando, principalmente, direcionar à discussão das questões ambientais, de maneira a viabilizar a transposição da gravidade da degradação ambiental do Marajó, expressas na precariedade de diversos serviços básicos, como abastecimento de água, coleta e manejo de resíduos sólidos.

Para efeitos de estabelecimento de diretrizes específicas, as ações em andamento por esta assessoria são:

  • Intensificar ações junto aos gestores municipais, para que estes agilizem a criação das secretarias de meio ambiente e implementem ações mais consistentes nesta área, que garantam sobre tudo consonância com os discursos sob a perspectiva da sustentabilidade ambiental.
  • Fomentar a interlocução entre os segmentos sociais organizados e o poder municipal na busca de soluções conjuntas aos problemas ambientais locais, através de instrumentos participativos como: agenda 21 local, Planos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, dentre outros.

Responsável: Hermes Rodrigues
E-mail: meioambiente@amam-marajo.org
 

» Turismo e Cultura
A assessoria de turismo e cultura vem desenvolvendo suas atividades com o objetivo principal de auxiliar no desenvolvimento das potencialidades turísticas dos municípios do Marajó. Para isso, incentivamos o estabelecimento de parcerias com os organismos governamentais e não-governamentais, para captação de recursos, implantação e implementação das políticas públicas, programas e projetos definidos nos planos municipais.

Por meio do Plano Regional de fomento à atividade turística, de forma articulada e compartilhada, respeitando as peculiaridades de cada município, a AMAM, elaborou o seu site, para divulgar os atrativos naturais, culturais gastronômicos, as tradições populares, como o folclore e o artesanato. Na certeza de que esta iniciativa representa um passo fundamental para o desenvolvimento turístico, social, econômico, educacional, cultural e científico dos municípios do Arquipélago, com o intuito de destacá-las no contexto nacional e internacional como uma região de grande atratividade Ecoturística.

Responsável: Wavá Bandeira
E-mail: cultura@amam-marajo.org
E-mail: turismo@amam-marajo.org


 

« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000