NOTÍCIAS DE AFUÁ
11/07/2014
Afuá
EMATER GARANTE CRÉDITO RURAL PARA RIBEIRINHOS ASSENTADOS DE AFUÁ.
 

Ribeirinhos assentados da Ilha Rasa, localizada a cerca de 10 horas de barco pequeno da sede do município de Afuá, região do Marajó, assinam nesta sexta-feira (11), a aquisição de crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (Pronaf), linha Mais Alimentos, para o manejo de açaizal nativo, com o Banco do Brasil. Intermediado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o montante contratado será de R$ 60 mil para seis famílias, sendo que 50% do valor já é liberado imediatamente e o restante em 12 meses.

Nos projetos desenvolvidos pela Emater para o manejo de açaí nativo, estima-se que a produtividade do fruto nas várzeas aumente em 50%, o que vai garantir uma maior porcentagem de lucro para as famílias assentadas. A produção já é escoada para os municípios de Macapá e Santana, no Amapá. Os produtores têm um total de dez anos para quitar a dívida com a instituição financeira.

Outra preocupação da técnica em agropecuária Darcileide Correa, chefe local do escritório de Afuá, é atentar para o manejo florestal das áreas atendidas. “Usamos o mesmo cronograma, que consta no Pronaf Floresta, já que inserimos o manejo dos açaizais, a preservação das madeiras de lei e das oleaginosas, como as árvores de pracaxi e andiroba”, destacou.

Darcileide Correa ainda explicou que o atendimento dessas famílias foi feito pela Emater mesmo sem o intermédio do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra). A localidade já havia, inclusive, sido visitada antes da Chamada Pública que aconteceu na região. “Tanto que em dezembro passado fizemos a emissão das DAPs (Declaração de Aptidão do Pronaf) e agora estamos finalizando os projetos com a liberação do recurso. Agora nos restará o acompanhamento das famílias para garantir o esperado aumento na produtividade”, disse.

Fonte: AGPA.
Comunicação/Amam
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000