NOTÍCIAS DE ANAJÁS
28/08/2014
Anajás
EMATER E SENAR CAPACITAM AGRICULTORES DE ANAJÁS EM MANEJO DO AÇAÍ NATIVO.
 

Segue até esta sexta-feira, 29, a capacitação que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) oferecem para 20 famílias agricultoras da comunidade Bela Vista, na zona ribeirinha de Anajás, arquipélago do Marajó. O curso contempla especificamente agricultores financiados com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), da linha Floresta.

Essa é a terceira turma que a equipe técnica capacita, com o objetivo principal de aplicar melhor os recursos financiados e obter maior produtividade no cultivo do açaí. Os agricultores recebem informações teóricas e práticas sobre o manejo das áreas, que inclui espaçamento, eliminação das árvores excedentes e sem valor comercial que acabam prejudicando o desenvolvimento do fruto.

As aulas práticas mostram a importância do açaí para região - principal atividade econômica agrícola familiar no município - e também trazem informações sobre legislação ambiental, preservação da mata ciliar, aplicação e o manejo correto dentro das áreas e identificação das espécies. “Muitas famílias retiram todas as árvores e acabam prejudicando o desenvolvimento do fruto. O açaí faz parte da alimentação de nossas famílias, por isso é imprescindível preservar essa atividade. Com a adoção das técnicas queremos elevar a renda das famílias em até 40%”, explica José Nilton Pereira, técnico da Emater.

Segundo dados da Emater, por cada pé hoje são produzidos cerca de 14 quilos de açaí/ano. Com o manejo das áreas nativas a expectativa é que a produtividade aumente em torno de 50%. A Emater estima que o município de Anajás produza, atualmente, cerca de 200 toneladas de açaí anualmente. Parte da produção abastece o mercado local e o restante é escoado para a capital, Belém, e também para Macapá.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000