NOTÍCIAS DE BAGRE
01/02/2016
Bagre
BAGRE RECEBE UNIDADE INTEGRADA DE POLÍCIA E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA.
 

 

No Dia Mundial da Não Violência, o Pará dá mais um passo para prevenir e reduzir a criminalidade. O governador Simão Jatene entregou neste sábado (30), em Bagre, no Marajó, a Unidade Integrada de Polícia (UIP) do município, que também contará com as ações do Pro Paz. A inauguração teve a presença do senador Flexa Ribeiro, do prefeito Cledson Rodrigues, de secretários de Estado e autoridades municipais.

Esta é a primeira UIP entregue pelo Governo do Estado em Bagre, um investimento de mais de R$ 1,1 milhão. O retorno para a população virá em forma de mais segurança. "É uma satisfação estar aqui em Bagre. Essa é a 46ª Unidade Pro Paz que inauguramos, com a integração das polícias Civil e Militar. Aqui, um tempo atrás, sequer havia delegado. Hoje há delegado, delegacia e um contingente policial, o que é importante", afirmou o governador. "Tudo isso ocorre no Dia Mundial da Não Violência, e eu não poderia deixar de usar a data para pedir união, pois só teremos um mundo melhor se fizermos da paz um valor que deve ser buscado por todos", acrescentou.

Para a delegada titular da unidade policial, Vanessa Macedo de Souza, essa é uma conquista muito esperada por todos. “É um marco histórico para o nosso município, uma vez que nós, até alguns meses atrás, dependíamos de uma delegacia que não tinha a mínima infraestrutura. Agora vamos trabalhar em um prédio amplo e totalmente equipado, onde será possível dar o atendimento merecido ao público", disse. "A integração entre as polícias Civil e Militar também é muito importante para a população, pois se for necessário fazer alguma diligência, as polícias estarão no mesmo prédio, então a agilidade será maior e os casos, solucionados com mais rapidez”.

Cerca de 1,5 mil pessoas compareceram na inauguração. Entre elas estava a dona de casa Osmarina Mendes Borges, 50 anos, que mora há 42 no município. "Nasci em Oeiras do Pará, mas tenho Bagre como minha terra. É muito bom ver que o município está mudando para melhor e que o Governo do Estado está olhando por nós do Marajó. A partir de agora teremos mais segurança, tranquilidade nas ruas, e seremos melhor atendidos caso a gente precise dos serviços policiais", afirmou.

A secretária extraordinária de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene, lembrou a passagem da Caravana Pro Paz pelo município no fim do ano passado, e as possibilidades de atendimento que poderão ser feitas na unidade inaugurada. "A ideia é que esse espaço possa ser uma mão do Pro Paz em Bagre, para que possamos lutar contra a violência. Quando a equipe esteve por aqui, conseguiu tirar 350 certidões de nascimento. Em breve, que aqui seja um local onde, pelo menos uma vez por mês, todas as crianças possam tirar a certidão de nascimento. Só com ela é possível ter acesso à escola, ao atendimento em uma unidade de saúde, entre outros benefícios", explicou.

A nova unidade conta com ampla estrutura com sala para delegado, escrivão, investigadores, cartório, sala de reconhecimento, de custódia, de Polícia Militar, monitoramento, mediação de conflitos, Pro Paz, além de alojamento para os policiais e banheiros, incluindo um adaptado para portadores de deficiência.

Infraestrutura – Ainda em Bagre, o governador visitou obras de pavimentação do programa Asfalto na Cidade, que tem como objetivo ampliar a mobilidade nas áreas urbanas do Estado. Ao todo, o governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), está investindo mais de R$ 1,3 milhão em mais de três quilômetros de asfalto, o que corresponde a mais de 45% do total de vias do município. Os serviços já começaram.

Quem aguarda com ansiedade pela finalização das obras é a dona de casa Rosa Lobato de Oliveira. "Aqui a gente andava sobre pontes, e era só lama, não tinha sandália que durasse. Para chegarmos até as margens do rio tínhamos que colocar saco plástico nos pés para não sujar. Com o aterramento e início das obras já melhorou, e com o asfalto vai melhorar ainda mais", disse. "Quando o asfalto vem, ele traz o desenvolvimento, o progresso, a valorização dos imóveis e o resgate da dignidade", frisou o prefeito de Bagre, Cledson Rodrigues.

O programa teve início ainda na primeira gestão de Simão Jatene. No período entre 2011 e 2014, por exemplo, o governo pavimentou 956 km de vias urbanas, distribuídas em 107 municípios, o que equivale a 74% do total de cidades do Estado. Já em 2016, a previsão é que 24 municípios de todas as regiões paraenses sejam atendidos pelo programa, totalizando 100 quilômetros de asfalto novo.

O governador visitou ainda o Hospital Municipal de Bagre, entregue à população em 2014. "Viemos ver o hospital que construímos no governo passado, aonde não pude vir porque estava no período eleitoral. É muito bom ver que, mesmo com todas as dificuldades que o momento nos impõe com a crise que o Brasil está vivendo, e graças à força e determinação do povo do Pará, estamos avançando e cumprindo o nosso dever. Uma sociedade melhor só se constrói coletivamente", definiu.

Durante a visita do governador, o prefeito de Bagre reiterou a parceria e a forte presença dos investimentos do Estado no município, que estão sendo revertidos em obras em benefício de toda a população. "Há mais de 30 anos que um governador não vinha aqui, sobretudo trazendo melhorias. Aqui já tem outras realizações do governo, como a Escola Julião Bertoldo de Castro, que foi reformada, e o Hospital Municipal. Receber a Unidade Integrada de Polícia também é importante e mais um ganho para o município", finalizou Cledson Rodrigues.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000