NOTÍCIAS DE BREVES
07/04/2014
Breves
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ COMEMORA DIA MUNDIAL DA SAÚDE COM AÇÕES PARA USUÁRIOS E COMUNIDADE.
 

Palestras educativas, oferta de serviços de cidadania, sorteio de brindes e caminhada, são algumas das atividades que serão realizadas pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, festejado nesta segunda-feira, 7.  A “ I Jornada do Dia Mundial da Saúde - Cuide-se mais. Viva Melhor” será oferecida aos colaboradores, usuários e a população em geral nos dias nos dias 7, 8 e 9, com o objetivo de estreitar as relações entre a instituição e a comunidade local, mostrando que muitos problemas de saúde podem ser evitados ou minimizados com hábitos mais saudáveis e práticas de bem conviver.

Para a diretora técnica do HRPM, Dra. Lígia Martucci, a programação está totalmente focada no bem estar dos colaboradores e usuários dos serviços, além da comunidade. “É uma forma de estimular maior integração entre o hospital e as pessoas. É uma aproximação que vai gerar, incentivar melhores hábitos, ações e atitudes em favor de uma vida mais saudável”, explicou, convidando representantes de instituições parceiras e a população local a aderirem ao evento.

Serão montados estandes onde serão ofertados serviços de cidadania, repasse de orientações diversas e haverá, também, uma caminhada pelas principais ruas da cidade, que encerrará a programação. A programação terá início às 8h45, no auditório, com abertura oficial do evento feita pelos diretores do hospital. Às 9h, será oferecida palestra sobre “Ergonomia e Doenças Ocupacionais”, que será ministrada pela fisioterapeuta Roberta Rocha. Logo em seguida, haverá sorteio de brindes e será ministrada palestra sobre “Alimentação saudável e qualidade de vida”, proferida pela nutricionista Tatiane Dionizio.

A programação segue com ginástica laboral e mais palestras: “Saúde mental e qualidade de vida”, pela psicóloga Luana Matos; “Malária e Chagas”, que será abordada por Josiane Costa, que é apoiadora municipal de Controle da Malária do Ministério da Saúde MS); “Saúde da Mulher e do Homem”, com palestrante a definir. O primeiro dia de atividades será encerrado com workshop sobre “Humanização”, que será conduzido pelo enfermeiro assistencial Renato Klos.

No dia 8, as ações serão retomadas com palestra sobre a busca pela Certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que o HRPM está concorrendo. O tema será abordado pelo diretor de Enfermagem Gilberto Reis e pelo coordenador da Humanização, o assistente social Igor Cruz. Após sorteio de brindes, haverá outras palestras: “Sustentabilidade hospitalar” e “DST’s – Prevenção e Avanços”, que serão apresentadas pelos enfermeiros assistenciais Jefferson Gonçalves e Deise Miranda; “Serviço Social na promoção da saúde”, por Aline Costa; “Estatísticas e prevenção de acidentes”, por técnicos do Departamento Municipal de Trânsito, além do workshop sobre Primeiros Socorros. No segundo dia também haverá sorteio de brindes.

No dia 9, as atividades começarão a partir das 8h, com oferta de serviços de cidadania em estandes montados na área do estacionamento frontal do HRPM. Lá, o público presente contará com agendamento de mamografia, orientações e demonstrações de primeiros-socorros, oferecidas em parceria com o Corpo de Bombeiros. Durante o dia, também serão repassadas informações sobre tratamento adequado da água com distribuição de frascos de hipoclorito de sódio, por agentes comunitários de saúde; orientação e distribuição de material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), em parceria com o município. A empresa Racco também vai colaborar com a ação fazendo demonstração e orientando sobre alimentação saudável.

O evento será encerrado às 16h, com caminhada pela saúde, pelas principais vias da cidade de Breves. O participante que garantir 75% de presença na "I Jornada do Dia Mundial da Saúde - Cuide-se mais viva Melhor” ganhará camiseta personalizada e estará automaticamente concorrendo ao sorteio de uma bicicleta ao final da caminhada.

Localizado na cidade de Breves, o HRPM oferece assistência médica de média e alta complexidade em várias especialidades aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando, além de Breves, a população dos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Portel. O hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000