NOTÍCIAS DE BREVES
22/04/2014
Breves
REFORMA DE BATALHÃO E NOVOS EQUIPAMENTOS MELHORAM A SEGURANÇA EM BREVES.
 

Com cerca de 100 mil habitantes – segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, o município de Breves, no arquipélago do Marajó, sofria, até pouco tempo atrás, com a violência crescente na cidade. Roubos, assaltos e o tráfico de drogas eram os crimes que mais preocupavam os moradores do local, como a dona de casa Ivanilda Lobato, de 34 anos. Mãe de três filhos pequenos, ela conta que se sentia acuada e sem ter com quem contar diante de uma polícia mal alocada e sem recursos materiais e humanos.

Hoje, a realidade é outra. A chegada de novas viaturas e embarcações, o aumento do contingente policial e a reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar do Pará – Sentinela do Marajó trouxeram de volta a paz e a tranquilidade tão esperadas pela dona de casa. “Há tempos a nossa segurança aqui era precária. Havia muita criminalidade, principalmente em função da venda de drogas. Agora, tudo melhorou bastante. Temos motos, viaturas e muitas coisas que aconteciam antes já não têm mais ocorrido, acredito que muito em função do esforço das Polícias, tanto a Militar quanto a Civil. A chegada da Delegacia da Mulher também é motivo de muita felicidade para nós”, aponta.

Para o tenente coronel PM Ruy Cintra, comandante do 9º Batalhão – que abrange dez municípios da chamada região das ilhas, de Chaves até São Sebastião da Boa Vista –, a dificuldade no atendimento à população por parte da Polícia Militar estava intimamente relacionada às péssimas condições em que se encontrava o prédio do quartel, há mais de 20 anos sem sofrer uma intervenção expressiva. As paredes estavam trincadas, a pintura já não existia, as instalações eram desconfortáveis e inadequadas ao trabalho policial. Com a reforma iniciada em 2012 e concluída em 2013 – a entrega da unidade contou com a presença do vice-governador Helenilson Pontes e de autoridades da área da segurança pública, no ano passado –, a situação mudou.

Atualmente, o Batalhão conta com novos equipamentos e mobiliário; salas de aula, alojamentos feminino e de cabos; reserva de armamento; salas de comando e de subcomando; de depoimentos; de produção; almoxarifado e até um campo de futebol. O espaço abriga 40 PMs, que atuam apenas em Breves. Em toda a área de abrangência do quartel, são mais de 150 policiais. “O nosso prédio realmente era vergonhoso. Com a reforma, melhorou não apenas os atendimentos à população, como também à dignidade do policial, que agora tem orgulho do lugar onde trabalha, afinal, todos se sentem bem em uma casa limpa e arrumada”, observa.

Além de promover a reforma da unidade, o governo do Pará também repassou a Breves novos veículos, motos e lanchas voadeiras, imprescindíveis para o deslocamento na região. Segundo o comandante, todas as ações em conjunto foram fundamentais para o combate à violência e criminalidade no município. “Primeiramente, nós não tínhamos viaturas de boa qualidade para a região, que necessita de veículos 4x4. Então, com a chegada da nova frota e os veículos náuticos, conseguimos melhorar muito o atendimento da população, não só na sede da cidade, como na zona ribeirinha também. Diminuímos o tempo de resposta das ocorrências, o que fez com que o cidadão ficasse mais satisfeito, já que a chegada mais rápida da polícia melhorou o combate à criminalidade e à impunidade”, completa.
Fonte: AGPA.
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000