NOTÍCIAS DE BREVES
15/05/2014
Breves
SUSIPE REALIZA TREINAMENTO DE COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIOS EM UNIDADE PRISIONAL DE BREVES.
 

Cerca de 40 agentes penitenciários do Centro de Recuperação de Breves (CRB) realizaram, nesta quarta-feira (13), o curso básico de combate e prevenção a incêndios. A capacitação é realizada pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e faz parte do projeto de Formação Continuada para Agentes de Segurança das Unidades Prisionais do Pará promovido pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) da Susipe. As aulas acontecem no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional de Breves (Cedesp) e terminam na próxima sexta-feira (16).

O curso ministrado pelo 11º Comando de Bombeiro Militar de Breves teve o objetivo de transmitir conhecimentos específicos sobre fogo, equipamentos e técnicas de combate a incêndios, possibilitando uma pronta ação em caso de sinistro. “Esse curso é fundamental para quem trabalha na área de segurança prisional, porque no caso de algum eventual sinistro, os agentes precisam estar capacitados para dificultar a propagação do incêndio e manter a estabilidade na edificação. Durante as aulas aplicamos vários exemplos de medidas de proteção estrutural e ativa, como afastamentos, sistema de ventilação, tipos de fumaça, sistemas de detecção como alarme e iluminação de emergência e técnicas de evacuação", explica o bombeiro Alves Sales, professor do curso.

Na capacitação, os agentes prisionais aprenderam técnicas práticas para atuar na prevenção e no combate a incêndios e também a como proceder para evitar que o fogo se alastre no caso de um sinistro. Para o inspetor prisional da Susipe, Dailson Sales, o curso é fundamental na sua área de trabalho. “É a primeira vez que participo de um curso sobre incêndio e pra quem trabalha dentro do bloco carcerário essa orientação é fundamental, já que estamos expostos a várias situações. No caso de um sinistro, nós precisamos saber como atuar para preservarmos a nossa vida e dos próprios internos em casos mais graves", afirma.

"Eu estou mais alerta sobre os procedimentos para o caso de um incêndio agora, além de perceber o quanto é importante trabalhar o psicológico para que possamos colocar em prática tudo o que aprendemos nessa disciplina e ajudarmos a evitar incidentes com maiores proporções", ressalta a agente prisional Adriana Mendes.

Kelen Rocha, coordenadora do curso pela EAP, explica a importância de capacitar os servidores. “Todas as unidades prisionais da Susipe em construção já contam com modernos sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico, como é o caso do CRB. O curso de formação continuada da EAP é fundamental para que os servidores estejam em constante reciclagem e entendam a complexidade de uma unidade prisional. Além de aprender as técnicas adequadas em caso de um sinistro, os agentes também são orientados a ter o compromisso e respeito com a dignidade humana dos internos em caso de eventuais incêndios", conclui a coordenadora.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000