NOTÍCIAS DE BREVES
27/05/2014
Breves
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ VAI OFERECER TESTAGEM RÁPIDA PARA HIV/SÍFILIS EM BEBÊS.
 

No período de 27 a 29 deste mês, técnicos da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DST/Aids), da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), promoverão curso para “Testagem rápida de HIV e Sífilis”, para 14 profissionais do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), que estão diretamente ligados à articulação de ações voltadas para a obtenção da certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde (MS).

A ação vai permitir que a partir da próxima semana, o HRPM, localizado em Breves, já possa oferecer mais esse serviço aos bebês nascidos no hospital ou referenciados para atendimento nele. Coordenado pelo setor de Humanização, o hospital vem cumprindo várias etapas para atingir as metas preconizadas pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança, entre elas, a capacitação para aplicação da testagem rápida para detecção do vírus do HIV e sífilis nos recém-nascidos.

Segundo o assistente social Igor Cruz, o curso contará com aulas teóricas, no auditório do hospital, e práticas, na área da clínica do hospital. Participarão profissionais de vários setores: serviço social, psicologia, humanização, laboratórios, enfermagem, atendimento, Recursos Humanos, faturamento e informática. Essas três últimas categorias, por exemplo, são necessárias para a alimentação de informações no sistema HI/Aids/Sífilis.

Inicialmente, o kit de testagem rápida será fornecido pela Sespa ao HRPM, que somente ano passado, realizou 257 partos de alto risco, já que o hospital tem estrutura de atendimento de média e alta complexidade. “Em caso de positividade no exame do bebê, o hospital fornecerá gratuitamente alimentação (leite em fórmula) por seis meses ao pequeno usuário, que estará impossibilitado de ser amamentação pela mãe”, enfatizou.

Igor Cruz informa que o HRPM já cumpriu alguns passos para a obtenção da certificação do MS, entre eles, a formação de comissão com representantes de vários setores, para conduzir ações destinadas a adaptar rotinas e procedimentos, a fim de atender os critérios estabelecidos pela IHAC/MS.

Também foi realizada a “Oficina para Formação de Agentes Multiplicadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC”, ministrada pelas avaliadoras da IHAC, as nutricionistas Cínara Souza e Gilmara Silva, ambas servidoras da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa)/Santa Casa de Misericórdia do Pará, que finalizou com a elaboração do plano de ação que colocará em prática as ações preconizadas pela iniciativa, entre elas, o cumprimento dos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”.

“Agora cumpriremos mais um passo, com o treinamento para posterior execução do Projeto Nascer, que vai capacitar nossa equipe de multiprofissionais visando a reorganização do processo de trabalho para melhoria da qualidade do atendimento à gestante, puérpera e recém nascido, com vistas à redução da transmissão vertical do HIV e controle da sífilis congênita e a viabilização dos testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis”, explicou o assistente social.

Igor Cruz afirmou ainda que a certificação é inédita entre os hospitais regionais públicos do Pará. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações para a infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Serviço:

Hospital Regional do Marajó oferece atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O hospital fica na avenida Rio Branco, 1.266, no centro de Breves. Mais informações pelos fones (91) 3783-2140/ 3783.

Fonte: AGPA.
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000