NOTÍCIAS DE BREVES
26/08/2014
Breves
EMATER INCENTIVA CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA EM BREVES NO MARAJÓ.
 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município de Breves, no Marajó, está incentivando a criação de pequenos animais em pequenas propriedades localizadas ao longo da PA-159, que liga Breves a Anajás. A atividade vem assegurando às famílias produtoras um incremento de até 120% na renda mensal. Agora, a partir da adoção de técnicas adaptadas repassadas pela equipe do escritório local da Emater, toda semana tem frango “caipirão” seguindo para o mercado local.

Os técnicos da Emater comemoram o resultado positivo da atividade. Cerca de 30 famílias de agricultores estão vendo na criação desses pequenos animais uma excelente fonte de renda. Com uma produção média de 300 frangos, cada uma chega a colocar à venda, em média, 50 frangos por semana. “Adotamos a produção escalonada, para que os rendimentos aconteçam semanalmente. Além da clientela certa, muitos vendem na Feira do Agricultor. Portanto, não há perda de produção. E mais, 12 deles já participam do Programa Nacional da Alimentação Escolar, vendendo o frango já abatido”, ressaltou o engenheiro agrônomo, Alfredo Rosas Neto, que participa da orientação técnica.

Entre as orientações repassadas aos produtores está à necessidade da vacinação animal, a construção de um aviário para confiná-las durante a noite e a compra de matrizes de raça definida – no caso, os agricultores de Breves estão trabalhando com a espécie “caipirão”, por ser mais rústica e mais adaptada para as condições locais -, além de uma alimentação adequada para engorda dos frangos, como a ração animal para suplementação. “Com essas medidas, o frango atinge o ponto de abate em dois meses”, esclareceu Rosas.

Para garantir o aumento da produção, as famílias atendidas pela Emater estão passando por uma fase de análise documental para que seja possível que eles acessem o crédito rural. “Estamos vendo também, em alguns, a possibilidade de financiar, pelo Banco da Amazônia, na linha Mais Alimentos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), motos com carretas adaptadas para o meio rural para que essas famílias tenham mais condições de escoar melhor a produção”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000