NOTÍCIAS DE BREVES
02/09/2014
Breves
DEFENSORIA PÚBLICA INAUGURA NÚCLEO REGIONAL DO MARAJÓ.
 

A população da região do Marajó passa a contar, a partir desta terça-feira, 2, com a maior e mais moderna sede de Defensoria Pública no Pará. O defensor público Geral, Luís Carlos de Aguiar Portela, inaugurou na manhã desta terça o Núcleo Regional do Marajó, em Breves, para atender a região formada por 16 municípios e com população estimada em 250 mil habitantes.

O defensor público geral ressaltou que o novo prédio nada mais é do que o resgate histórico do papel do Estado no Marajó, coincidindo com o momento de crescimento da Defensoria Pública em todo o Pará. “Estamos cumprindo nosso papel de fazer investimentos na capital e no interior, com o mesmo padrão de qualidade para todos, defensores, servidores e assistidos”, completou.

O coordenador do Núcleo Regional, defensor público Márcio Vieira, também acredita que a instituição vive um novo momento. “Na verdade o novo prédio é o novo momento da Defensoria Pública no arquipélago do Marajó. Representa o fortalecimento da Defensoria junto à comunidade também”, avaliou, informando que “dotar uma sede regional com esse padrão de qualidade vai ajudar o defensor e o servidor a oferecer um melhor trabalho”.

A partir da nova estrutura, a sede regional já experimenta um aumento na demanda. Segundo Márcio Vieira, como a unidade é bem ampla e possui uma capacidade maior de acomodar o público, ele calcula um incremento de 30% a mais na procura por atendimento, informando a seguir que as demandas no Marajó são variadas, tais como questões cíveis, consulta possessória e conflitos fundiários.

O diretor do Interior, defensor público Daniel Lobo, destacou dois motivos para comemorar a inauguração. O primeiro, a estrutura considerada por ele “fantástica”. O segundo, o fato de ser a primeira inauguração da nova gestão, no novo mandato. “A sede regional tem uma estrutura única, com gabinetes modernos, brinquedoteca, toda climatizada, área ampla. Isso significa que a demanda reprimida vai ter condições de ser assistida e que teremos como oferecer um atendimento humanizado”, sentenciou.

Para Daniel Lobo, o padrão da Regional do Marajó é o perfil que a gestão de Luís Carlos Portela pretende imprimir para os próximos anos. “A população de Breves está muito grata e ficamos lisonjeados com a recepção que estamos tendo aqui”, disse.

O Núcleo Regional do Marajó vai funcionar com quatro defensores públicos: Márcio Vieira, Rodrigo Mendes, Ana Cláudia Cabral e Paula Farias. O quantitativo é inédito na história da região. “Em Breves teremos um número maior de defensores do que de promotor, que é apenas um, e de juízes, que são dois. Isso demonstra que a Defensoria prioriza a região”, realçou o Diretor do Interior.

A secretária municipal de Administração da Prefeitura de Breves, Mayla Machado, representou o prefeito José Antônio Azevedo Leão na solenidade de inauguração. Para ela, o Marajó e a população de Breves passam a ter laços mais fortes com a Defensoria Pública, com a entrega da nova sede. “Na realidade queremos agradecer e parabenizar o defensor público geral por ter esse olhar de inclusão, porque o Marajó geralmente é esquecido ou as políticas públicas chegam aqui sempre reduzidas. Esta nova sede é um grande presente para a comunidade”, pontuou.

Mayla Machado disse, ainda, que a Prefeitura de Breves continuará parceira da instituição. “A Defensoria presente aqui implica garantia de direitos a quem não pode a quem não tem como recorrer à defesa particular. E isso é essencial e determinante”, finalizou.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000