NOTÍCIAS DE BREVES
05/01/2015
Breves
HOSPITAL REGIONAL DO MARAJÓ ENCERROU 2014 COM SELO OURO E 95% DE APROVAÇÃO.
 

Com uma certificação nacional, inédita no Estado, e um índice de 95% de aprovação pelos usuários, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado na cidade de Breves, no arquipélago do Marajó, termina 2014 com um saldo bastante positivo. Oferecendo atendimento de média e alta complexidade para mais de 270 mil habitantes, de sete municípios da região, a instituição conquistou a certificação Selo Ouro, emitida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas.

O prêmio é um reconhecimento a quem divulga, anualmente, inventários sobre emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). A certificação, inédita na rede hospitalar pública e privada do Pará, fecha o balanço positivo das ações realizadas pelo hospital em quatro anos de funcionamento. Os investimentos em capacitação de pessoal e aquisição de técnicas e novas tecnologias garantem ao HRPM um Programa de Humanização aprovado por 95% dos usuários. A equipe multiprofissional capacitada tem mais de 400 profissionais, que atuam direta e indiretamente para melhor atender a população.

Entre os principais atendimentos realizados pelo hospital, entre 2011 e 2014, foram contabilizados 17.669 atendimentos de urgência, 8.018 cirurgias, 54.575 atendimentos ambulatoriais, 581.914 exames para usuários internos e externos e 10.589 internações. A taxa de ocupação média ficou em 77,22%, enquanto a média de permanência de paciente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto foi de 7.3 dias; na UTI pediátrica foi de 5.6 dias, e na UTI neonatal, de 6,6. No serviço de fisioterapia foram realizados 119.108 procedimentos.

Ao longo desses quatro anos, o HRPM avançou na excelência de gestão, com destaque para a prática da Gestão de Qualidade, que atualmente busca a Acreditação ONA nível 1, e a Certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério da Saúde. O hospital também já implantou Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e está concluindo a integração do sistema hospitalar, que agilizará o atendimento.

Enfermagem - O HRPM está, ainda, em fase de implantação do Sistema da Assistência de Enfermagem (SAE) - um conjunto de ações voltadas à organização e execução dos cuidados de enfermagem. O SAE será implantado em cinco etapas, visando oferecer uma assistência mais segura e de qualidade, e promover maior interação entre o usuário e o setor de enfermagem.

O Hospital também implantou o bundle (um conjunto de medidas preventivas relacionadas à assistência), por meio de um manual de cirurgia segura, contendo a estratificação de risco para triagem, protocolo de monitoramento de usuário, identificação dos usuários com pulseira, implementação das instruções de trabalho assistencial e atuação na segurança de dispensação e administração de medicamentos.

O HRPM oferece atendimento aos usuários do município de Breves e à população dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá. Há atendimento em várias especialidades, e 70 leitos.

Entre as especialidades disponíveis estão obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. Assim como nos demais hospitais regionais públicos do Pará, o paciente deve ser referenciado por um hospital municipal e passar por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com a disponibilidade de leitos, o paciente é transferido para o Hospital Regional do Marajó.

Serviço - O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, bairro Centro. Mais informações estão disponíveis pelos fones (91) 3783-2140 e 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000