NOTÍCIAS DE BREVES
01/09/2015
Breves
PRODUÇÃO ORGÂNICA GARANTE PADRÃO DE QUALIDADE NO SERVIÇO NUTRICIONAL DO HOSPITAL REGIONAL DE BREVES.
 

 

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, vem investindo na produção orgânica para garantir um serviço nutricional de qualidade aos usuários, acompanhantes e colaboradores. Da horta mantida por funcionários do próprio HRPM saem legumes e verduras que servem de ingredientes para a preparação de quase mil refeições diárias - entre desjejum, almoço, jantar, lanches e ceia. Por mês, são fornecidos mais de 28 mil pratos, que além dos gêneros provenientes da horta hospitalar, utilizam também boa parte da produção familiar gerada na região, valorizando e contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

O atendimento é coordenado pelo Serviço de Nutrição Dietética, criado desde a implantação do HRPM, em 2010. A nutricionista e responsável pelo SND, Renata Helany Feio Neves, explica que os cardápios são elaborados e planejados mensalmente com ajustes semanais ou diários. No lactário são preparadas as fórmulas lácteas com armazenamento do leite materno ordenhado. Já as dietas enterais são preparadas pelas lactaristas, que seguem as boas práticas de manipulação, desde até o preparo até a distribuição no sistema aberto ou fechado. “Tudo isso muito bem assimilado graças aos constantes treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP)”, ressaltou.

Renata enfatiza a importância da manutenção de horta orgânica própria, que dá suporte à produção de uma alimentação saudável e de qualidade aos usuários, acompanhantes e colaboradores. “O HRPM contribui para a economia local com a aquisição de gêneros alimentícios de fornecedores locais mediante um rigoroso controle que passa pelo recebimento, manipulação e armazenamento dos alimentos”, acrescentou, ressaltando que periodicamente os colaboradores recebem treinamento como dietoterapia, boas práticas de manipulação e higienização das mãos, entre outros, sempre focando a promoção da saúde e o bem estar dos usuários."

Experiências como essa reforçam a importância do Serviço de Nutrição Dietética no âmbito hospitalar. No HRPM, o acompanhamento desse trabalho é feito pelo Grupo de Desenvolvimento Profissional de Humanização, que presta suas homenagens aos profissionais da área pelo seu dia, comemorado nesta segunda-feira, 31. No Regional de Breves, o GT é composto pelas colaboradoras Leila Soares de Lima, Marcela Ramos Balieiro, Nayandra Ferreira Ramos, Natalia Coelho e Saleia Costa Moura.

Vera Rojas

Hospital Regional do Marajó (Breves)

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000