NOTÍCIAS DE BREVES
01/03/2016
Breves
PRO PAZ INAUGURA NÚCLEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NO MARAJÓ.
 

 

Nesta segunda-feira (29) foi inaugurado o núcleo do Pro Paz Integrado no município de Breves, no Marajó. O núcleo é o nono do projeto que já possui unidades nas regiões do Xingu (Núcleo de Altamira), Guajarina (Núcleo de Paragominas), do Lago (Núcleo de Tucuruí), Baixo Amazonas (Núcleo de Santarém) e Bragantina (Núcleo de Bragança), além de unidades no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Santa Casa de Misericórdia, em Belém, e do Pro Paz Mulher, também na capital.

Com a implantação do projeto, os municípios localizados na região que compreende os municípios do Marajó irão receber atendimento especializado no combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres. O Pro Paz Integrado disponibiliza um serviço de atenção integral para a redução dos danos físicos e psíquicos causados pela violência, desenvolvendo suas ações em quatro eixos para o enfrentamento de todas as formas de violência: atenção, defesa, responsabilização e prevenção.

Participaram da cerimônia o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, o chefe da Casa Civil do Estado - representando o Governador do Estado do Pará, Simão Jatene - José Megale, a secretária Extraordinária de Integração de Políticas Públicas, Izabela Jatene e alguns deputados estaduais e federais.

“A inauguração deste núcleo é mais um grande sonho que vem sendo realizado. O PPI em Breves vem para compor esta grande rede de atendimento, nesta região que possui muitas especificidades e que sabemos as dificuldades que enfrenta. A partir de hoje, com o atendimento em rede já instalado, espero que este prédio se torne o lugar para a reconstrução de sonhos de crianças, adolescentes e mulheres que passaram por alguma violação”, destacou a secretária Extraordinária de Políticas Públicas, Izabela Jatene.

Para o chefe da Casa Civil, José Megale, a inauguração era um compromisso do Governo do Estado com a população. “Esta inauguração é, acima de tudo, a reafirmação do compromisso do governador Simão Jatene com a cultura da paz. Iremos cada vez mais buscar dar continuidade a esta política coesa que busca a unidade dos diversos segmentos do Estado para um projeto em comum”, disse.

Maria Lúcia Borges, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Breves, comemorou a implementação do núcleo na cidade. “Nós, enquanto conselho do direito da mulher, estamos inseridos nesta rede de políticas públicas que buscam melhorias para a mulher do Marajó. Hoje posso dizer que estamos muito felizes, realizando um sonho com esta grande conquista de uma unidade integrada de atendimento. É um desejo antigo que se torna realidade”, afirmou.

Dentro do projeto está localizada delegacia, polícia militar, assistência social, psicóloga, serviço médico e de perícia. O programa oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DSTs/AIDS e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; também interrompe a gravidez decorrente de Violência Sexual, conforme a legislação.

“Com a entrega de mais uma unidade, esperamos cada vez mais descentralizar este serviço especializado da capital para atender cada vez mais pessoas das mais diversas regiões do Estado e protegê-las”, completou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000