NOTÍCIAS DE BREVES
28/08/2017
Breves
SEASTER REALIZA ENCONTROS DE GESTORES EM BREVES E ITAITUBA.
 

 

Com o propósito de promover o diálogo entre as políticas de assistência social do Estado e municípios, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza, desde maio deste ano, encontros direcionados a gestores, técnicos, membros dos conselhos municipais ligados a assistência e gestores que atuam nas áreas de sócio educação, educação e saúde. Nas últimas duas semanas, foram realizados os encontros de Itaituba, entre os dias 16 e 17, e Breves, que iniciou na última terça feira (22) e encerrou ontem (24).

Estes foram o terceiro e quarto encontro de gestores, respectivamente, promovidos pela secretaria. Em Itaituba, o evento contou com a participação do prefeito do município sede, Walmir Climaco, da secretária de assistência social, Solange Climaco, além de representantes e autoridades municipais dos municípios de Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. “Considero a realização desse encontro aqui na região do Tapajós excelente, porque sabemos que o que faz o município crescer é a valorização dos profissionais para desenvolverem seus trabalhos. Esse projeto vem sanar as dúvidas dos profissionais que atuam na área de assistência”, declarou a vereadora Maria Pretinha, durante o encontro de Itaituba.

A secretária titular da Seaster, Ana Cunha, destacou a importância da participação dos gestores municipais nos encontros e conferiu a eles a razão do sucesso do projeto. “Os gestores chegam aos encontros trazendo as suas expectativas e dificuldades no intuito de melhorar cada vez mais a assistência no âmbito dos municípios. O papel da Seaster é colaborar para a construção de alternativas e dar orientações que contribuam com esse trabalho que reflete a assistência social lá na ponta, para a população”, pontuou.

O evento visa fomentar meios e instrumentos de apoio técnico, metodológico e jurídico ao fortalecimento da gestão municipal à continuidade das ações e o melhor desempenho na execução e otimização dos recursos. A edição de Breves, levou 58 pessoas ao evento, entre elas sete secretários municipais de assistência social e representantes dos municípios de Anajás, Breves, Bagre, Cachoeira do Arari, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Portel e São Sebastião da Boa Vista, entre técnicos de Cras e Creas, membros dos conselhos municipais e gestores que atuam nas áreas de sócio educação, educação e saúde.

O secretário municipal de promoção e assistência social de Cachoeira do Arari, Paulo da Gama Câmara, disse que o encontro foi importante para ajudar a superar dificuldades geradas pela diversidade sociocultural do Marajó. “Toda experiência compartilhada ajuda a somar para que consigamos superar algumas dificuldades que são muito comuns. Muitas vezes o recurso é pouco para tudo que deve ser realizado, por isso é preciso otimizar os recursos e pessoal, daí a importância dessa iniciativa da Seaster”, considerou.

Rubens Cordeiro, diretor de segurança alimentar e nutricional da Seaster, destacou que os encontros têm tido êxito em suas execuções por conta da participação efetiva dos gestores municipais, em conjunto com a iniciativa da Seaster de construir soluções compartilhadas. “Esse é um trabalho complexo, por levar em consideração o fator amazônico, mas tivemos sucesso tanto na região do Xingu, como na região do Tapajós, na semana passada, e aqui na região do Marajó com a participação de quase 70% dos gestores municipais”, comemorou.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000