NOTÍCIAS DE BREVES
03/10/2011
Breves
PROJETO "OLHAR BRASIL" ENTREGARÁ MAIS DE 700 ÓCULOS A JOVENS E ADULTOS
 

A entrega de 719 óculos de grau para jovens e adultos que estão aprendendo a ler e escrever marcará o lançamento oficial do Projeto “Olhar Brasil”, que integra as ações do Programa Brasil Alfabetizado no Estado do Pará. A solenidade acontecerá na próxima terça-feira (4), às 09h, no ginásio da Escola Estadual Santo Agostinho, no município de Breves, no Arquipélago do Marajó.

 

O projeto “Olhar Brasil” visa possibilitar o acesso à educação e à saúde, o fortalecimento da cidadania e do bem estar do indivíduo, colaborando para a diminuição dos índices de analfabetismo no Brasil, por meio da facilitação ao acesso à consulta oftalmológica e aquisição de óculos corretivos, a partir da identificação de problemas visuais relacionados à refração. No Pará, o projeto do Ministério da Educação (MEC) é coordenado pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde Pública (Sespa), em parceria com secretarias municipais.

 

As consultas oftalmológicas foram realizadas em Breves no último dia 25 de setembro. Em todo o Pará, a meta de atendimento é de 72 mil jovens e adultos, residentes em 79 municípios. A entrega dos óculos de grau contará com a presença do secretário Especial de Promoção Social, Nilson Pinto; do secretário adjunto de Ensino da Seduc, Acácio Centeno; do diretor nacional do Programa Brasil Alfabetizado do MEC, Mauro José da Silva, e de Maristela Debenest, coordenadora geral de execução de programas de concessão de auxílios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração, que interferem em seu desempenho diário, na inserção social e na qualidade de vida. Assim, é fundamental buscar a solução desses problemas, que na maioria das vezes são solucionados apenas com o uso de óculos.

 

ASCOM/SEDUC

Comunicação - AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000