NOTÍCIAS DE BREVES
24/10/2013
Breves
Mais saúde para a população ribeirinha de Breves.
 

Milhares de famílias ribeirinhas do município de Breves passarão a
cuidar da saúde diretamente na Unidade Básica de Saúde Ribeirinha, construída no bairro Jardim Tropical, à beira do rio Parauau. Para facilitar o acesso, a prefeitura mandou construir um trapiche de madeira na frente da Unidade onde os barcos poderão ancorar com segurança. A Unidade recebeu o nome do médico Dr. Raimundo Adriano Santos da Silva, que dedicou sua vida a cuidar da saúde dos milhares de moradores do município.

 

A Unidade está instalada em um edificação de cerca de 400 m² e está totalmente equipada para os serviços de atendimento básico como o pré natal, controle de diabetes e hipertensão, aleitamento materno, prevenção e cuidados com tuberculose e hanseníase, dentre outras. Os recursos, de cerca de um milhão de reais, contemplaram a construção do prédio, aquisição de equipamentos médicos e curativos, aparelhos de ar condicionado e material de consumo diário nas enfermarias.

Além disso a Unidade conta com gabinetes odontológicos inclusive para prótese dentária, salas de enfermagem, preventivo do câncer, curativos e vacinação além do teste do pezinho. Mais de vinte funcionários irão atuar no atendimento aos ribeirinhos e também às famílias assentadas na área rural, diminuindo assim a pressão sobre o hospital municipal. Segundo a secretária de saúde, Jucineide Barbosa, mais que curar, a Unidade Básica vai prevenir doenças e para isso a prefeitura está ampliando para mais de 350 o número de agentes comunitários da saúde, a maioria no interior, onde também serão construídos mais sete postos de saúde da família, em diferentes comunidades.

O prefeito Xarão Leão anunciou a chegada de mais cinco médicos cubanos ao município para atender o a população do interior e agradeceu o apoio do Governo Federal que tem destinado recursos para a execução de obras importantes com a contra partida municipal.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000