NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO ARARI
Cachoeira do Arari
REUNIÃO DE PREFEITOS EM CAHOEIRA DO ARARI
 

A Associação dos Municípios do Marajó - AMAM, promoveu na ultima sexta feira 9 de agosto em Cachoeira do Arari, mais uma importante reunião de Prefeitos , debatendo a implementação de politicas públicas e de gestão para os municípios marajoaras.

A pauta da reunião de Cachoeira, determinada pelo Secretário Executivo da AMAM - Pedro Barbosa, destacou temas relevantes e de interesse público como: Gestão municipal, fomento extrativista, captação de crédito, tecnologia e pesquisa de recursos hídricos , tendo como pauta especial a prestação de contas do poder executivo do município , após os seis primeiros meses de gestão do Prefeito Filhão.

Em seu pronunciamento, a prefeita de Ponta de Pedras e presidente da AMAM Consuelo Castro reafirmou a importância do cumprimento de uma agenda mínima determinada pelos gestores municipais e a aproximação da Amam, das comunidades marajoaras, ouvindo e atendendo os anseios do povo de Cachoeira como de todos os municípios marajoaras. A presidente da AMAM, ainda expôs de forma contundente para a comunidade presente ao evento, que os últimos fatos revelados pela imprensa nacional, determinando o IDH em Melgaço, desconsidera o trabalho realizado após o ano de 2010, base de pesquisa do instituto que determinou a classificação do índice de desenvolvimento do município marajoara. Segundo Consuelo, é importante considerar que a união dos prefeitos e o pensamento corporativo de todos os prefeitos marajoaras, busca o desenvolvimento global da população da Ilha do Marajó e comparar, o sul e sudeste com o norte brasileiro, especialmente a Ilha do Marajó é desconhecer as diferenças existentes no Brasil. A presidente reafirmou “... buscar a igualde de oportunidades e o pleno êxito das politicas sociais na Ilha do Marajó, do mais desenvolvido ao mais sofrido município marajoara, será eternamente a missão da AMAM. Nada é mais importante para esta Associação, do que a vida e  a esperança do povo do Marajó.”


Neste mesmo entendimento, o Sec. Executivo da AMAM, Pedro Barbosa, disse: “Para o nosso povo, institutos e pesquisadores só alentam a desgraça. O Brasil não conhece o Marajó em suas  mínimas necessidades , desconhecem o nosso passado e o nosso presente e será nosso compromisso levar os anseios de nossas comunidades a quem de direito , possa e tenha a obrigação de permitir ao povo marajoara um futuro, um novo tempo de desenvolvimento e de vida”.
O prefeito de Muaná, Sérgio Murilo , foi categórico: “ A mídia não vê nada de bom em nossa região. É preciso que a  verdade dos fatos  chegue aos governantes e ao povo. Uma nova geração de prefeitos, um  novo pensamento impera e queremos sim, alcançar os melhores objetivos para a nossa gente.
Para o prefeito de Soure, João Luis, é preciso conhecer o Marajó. O poder federativo, o poder Estadual, as bancadas legislativas do Estado precisam olhar para o povo marajoara.

Na pauta da reunião o representante da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) destacou a participação dos prefeitos marajoaras junto a confederação e a dificuldade de gestão com minimização do repasse do FPM , o Fundo de Participação dos Municípios. Para Wesley Rocha, a Ilha do Marajó precisa de uma especial atenção e a CNM, se propõe a dar toda e qualquer colaboração para as conquistas de direitos de cada município.


Por cerca de 5 horas, a reunião Executiva da AMAM permitiu o debate sobre as necessidades imediatas da população de  Cachoeira do Arari e de todo o processo de gestão implementado com os prefeitos do Arquipélago do Marajó.
Para o Prefeito Filhão, a exposição transparente das dificultes e de um plano de gestão corporativa entre todos os prefeitos, permite á população entender uma realidade que por  muitas vezes, é o instrumento de oposição , mas que de fato a AMAM, tem permitido um novo processo na gestão  municipal, com aperfeiçoamento e comprometimento, quando todos lutam pelo mesmo ideal, a batalha por dura que seja, será vencida por todos.
No encerramento da reunião, a Presidente Consuelo Castro agradeceu a todos e com o prefeito Sergio Murilo, definiu um próximo encontro dos prefeitos em 18 de outubro, em Muaná.

Antes da nova REUNIÃO DE PREFEITOS, a AMAM realizará importantes eventos de interesse da população marajoara como:
  • PROGRAMAÇÃO INTERIORIZAÇÃO – TCE;
  • EVENTO DO GOVERNO FEDERAL EM BREVES EM de 22 a 23 de AGOSTO.


Na Câmara Municipal, com um grande público nas galerias e presença de todos os vereadores do município, a vereadora -Presidente do poder legislativo de Cachoeira, Vanete Rodrigues recebeu a presidente da AMAM, Consuelo Castro, o Prefeito de Cachoeira Benedito Oliveira, o seu Vice-Prefeito Beka , o Prefeito Sérgio Murilo de Muaná, o Prefeito João Luís de Soure, o vice- Prefeito de Salvaterra , o representante da CNM Wesley Rocha, representantes das comunidades extrativistas , a  equipe técnica da Fadesp com a presença do Diretor Executivo da fundação, Professor Sinfrônio Brito e autoridades municipais.

Veja vídeo com entrevistas.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000