NOTÍCIAS DE CHAVES
11/02/2014
Chaves
EMATER INCENTIVA A SUINOCULTURA E HORTICULTURA EM CHAVES, NO MARAJÓ.
 

Agricultores familiares de Chaves, na ilha do Marajó, começarão a ser atendidos com a criação de galinha caipira, suinocultura e horticultura. As famílias serão atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e estão inclusas nas ações do Plano Brasil Sem Miséria, que está sendo executado em campo pela Emater. As famílias estão em situação de extrema pobreza.

As atividades produtivas foram levantadas junto a 75 famílias das zonas urbana e rural. A efetivação das atividades atende a um diagnóstico socioeconômico e produtivo das famílias. A implantação dos projetos vai ajudar na garantia da segurança alimentar, além de gerar trabalho e renda com a comercialização do excedente da produção.

Chaves tem como principal fonte de economia o extrativismo do açaí. Somente no ano passado foram produzidas no município mais de 500 toneladas do fruto, resultado da produção de 204 hectares de área manejada por 110 agricultores familiares assistidos pela Emater.

“Temos investido em capacitações, principalmente no manejo do açaizal, que é todo nativo. Para esse ano, já temos cursos programados para as comunidades”, diz o técnico da Emater Orlando Lameira. A expectativa é que este ano a produção de açaí em Chaves seja maior em pelo menos 20%.

Fonte:AGPA

  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000