NOTÍCIAS DE CURRALINHO
05/12/2014
Curralinho
QUADRA ESPORTIVA ILUMINADA COM ENERGIA SOLAR SERÁ INAUGURADA EM CURRALINHO.
 
141118_vivapesca_site_campofutebol

Instalação de placas solares em quadra da Escola Estadual Manoel da Vera Cruz, em Curralinho (PA)

A cidade de Curralinho, no Marajó, é o segundo local do Pará a ser contemplado pelo projeto “Ilumine seu Jogo”, da Phillips, em parceria com o Instituto Peabiru e o IDEAAS, ONG parceira no projeto. Isso porque será inaugurado no próximo dia 29 de novembro, na Escola Estadual Manoel da Vera Cruz, na zona urbana de Curralinho, uma quadra esportiva iluminada com o uso de placas solares. A iniciativa também integra as ações do projeto Marajó Viva Pesca, realizado no município, uma vez que proporcionará o debate sobre a sustentabilidade e conservação dos recursos naturais através do uso da energia solar.

Um dos fatores que nos fizeram escolher a cidade de Curralinho para receber o projeto da Phillips, após Cotijuba, foi o fato do Instituto Peabiru realizar o projeto Marajó Viva Pesca na região. “Temos dados que o ribeirinho gasta mais de 200 reais por mês para ter 4 horas diárias de energia elétrica, isso com o uso de motor a diesel. Então, quando levamos uma quadra esportiva iluminada com energia solar, queremos mostrar que é possível que estas localidades tenham energia limpa, que não polui e, ainda gera uma economia para este ribeirinho. Ou seja, tanto o lado ambiental quanto o social e econômico saem ganhando”, explica João Meirelles, diretor geral do Instituto Peabiru.

Para Manoel Potiguar, gerente de projetos do Instituto Peabiru, a iniciati

va é parte das ações do projeto Marajó Viva Pesca. “Um dos objetivos do Marajó Viva Pesca é, justamente, a educação ambiental, com a formação de agentes ambientais, com foco na conservação dos recursos naturais, e a capacitação de professores, para difundir o debate sobre a sustentabilidade. Então, ao levarmos esta quadra esportiva iluminada com energia solar para Curralinho, queremos que esta sirva como um laboratório, um local de exemplo de que há alternativas para a região no que diz respeito ao fornecimento de energia, sem ser através do motor a diesel”, diz.

Está prevista ainda a inauguração de outra quadra esportiva com o uso de energia solar, no próprio município de Curralinho. O local, que se encontra em obras de finalização da quadra e já conta com as placas solares instaladas, fica na margem do Rio Pagão, um dos afluentes do Rio Canaticu. A data de inauguração desta quadra ainda será definida.

O Projeto Marajó Viva Pesca tem como principal objetivo a recuperação e conservação dos recursos pesqueiros do Rio Canaticu, no município de Curralinho (PA) em especial as espécies de peixe e camarão que estão em sobrepesca. Em execução desde o mês de setembro de 2013, o Marajó Viva Pesca é realizado pelo Instituto Peabiru com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e do Governo Federal.

O projeto “Ilumine seu Jogo” é uma iniciativa global de responsabilidade social corporativa da Philips, um compromisso do setor privado com o programa da ONU “Energia Sustentável para Todos” e que busca melhorar a vida das pessoas em áreas rurais e urbanas, oferecendo energia e tecnologias sustentáveis de iluminação em locais de baixa renda. Atualmente a iniciativa já levou energia solar a mais de 90 campos instalados na África e América Latina e para comunidades do Rio de Janeiro, do Recife e de São Paulo, no Brasil.

Fonte: Peabiru

comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000