NOTÍCIAS DE GURUPÁ
02/06/2015
Gurupá
GURUPÁ RECEBE EXPEDIÇÃO DE PORTUGUESES.
 

 

Um navio auxiliar de guerra da Marinha brasileira aportou em Gurupá, arquipélago do Marajó, na manhã deste sábado (30), trazendo um grupo de cinco cidadãos portugueses e dois auxiliares.

Trata-se dos integrantes da expedição “Pedro Teixeira: o conquistador da Amazônia”. A visita faz parte da programação que comemora os 400 anos da fundação de Belém do Pará, e tem objetivo de resgatar a figura do desbravador português e de seu importante papel na ocupação da Amazônia brasileira pela coroa portuguesa, na primeira metade do século XVII.

Os portugueses contemporâneos repetem, em duas fases, o percurso realizado por Teixeira: durante a primeira fase, iniciada em agosto de 2014, eles saíram de Tabatinga, no estado do Amazonas, chegando até Manaus. Nesta segunda fase, iniciada em maio deste ano, eles seguiram de Manaus para Santarém, já no Pará, passando por Óbidos, Alenquer e Gurupá.

Em Gurupá, os visitantes foram recebidos por autoridades locais (prefeito, secretários e vereadores), e seguiram à escola municipal Padre Giulio Luppi para reunirem também com estudantes e professores, onde apresentaram o panorama histórico da incursão portuguesa na Amazônia, liderada por Pedro Teixeira.

Depois visitaram o Forte de Santo Antonio de Gurupá (reerguido pelos portugueses em 1623, tombado pelo patrimônio histórico desde 1962, e preservado até os dias de hoje).

O almoço dos visitantes com autoridades municipais aconteceu na reserva ambiental do Jacupi, onde trocaram informações sobre Gurupá e a importância deste município na escala de Pedro Teixeira, pois foi a partir de Gurupá, em 1637, que o desbravador partiu com 45 canoas de grande porte (20 remeiros cada uma), 70 soldados portugueses e 1.200 índios, segundo António Carrelhas, historiador e chefe da expedição contemporânea. A próxima parada do grupo é no município de Breves, de onde seguirão até Belém, encerrando a expedição.

Fonte: Ascom/Gurupá.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000