NOTÍCIAS DE GURUPÁ
16/06/2015
Gurupá
PROJETO QUALIFICA JOVENS PARA A ATIVIDADE AGRÍCOLA
 


Conciliar os estudos com ensino profissionalizante é o desejo de muitos jovens. E isto já é realidade para alunos de Gurupá no Pró-Jovem Campo - Saberes da Terra, projeto que além de dar chance ao estudante de concluir a educação fundamental também o qualifica para o trabalho no campo.

Em uma região onde predomina a economia agroextrativista, o projeto é ideal para preparar profissionais nessa área. “Assim desenvolvemos a elevação da escolaridade do aluno que deixou de estudar e o qualificamos para o trabalho agrícola, num período de dois anos”, explica o professor João Batista, biólogo, especialista em Educação no Campo e coordenador do projeto.

O projeto do Ministério da Educação (MEC), que tem parceria com a Secretaria de Educação de Gurupá (SEMED), funciona em regime de alternância entre períodos de tempo-escola e tempo comunidade, com alunos da zona urbana e rural do município. Na zona rural, as aulas são ministradas na Casa Familiar Rural, no rio Uruaí, e em escolas da região do Tauari. No total participam cerca de 150 alunos, divididos em cinco turmas.

Para o jovem participar, é necessário que saiba ler e escrever, não tenha concluído o ensino fundamental e tenha entre 18 e 29 anos de idade. As disciplinas são trabalhadas aliando teoria e prática em conhecimentos comuns ao currículo da modalidade EJA (educação de jovens e adultos) de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos, agronomia e noções de empreendedorismo. Os alunos também aprendem a trabalhar a reutilização de materiais.

O Pró-Jovem Campo conta hoje com 21 professores e técnicos da área agrícola e apoiadores. Além da SEMED, também a Secretaria de Agricultura de Gurupá apoia fornecendo sementes para produção de mudas. A produção dos alunos é comercializada e a renda volta para eles, como incentivo ao empreendedorismo. O curso também auxilia no aumento da produção e da qualidade dos produtos.

Texto e fotos: Rui Pena

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000