NOTÍCIAS DE GURUPÁ
18/06/2015
Gurupá
SAÚDE DA FAMÍLIA: ATENDIMENTO MÉDICO VAI AOS DOMICÍLIOS.
 

 

Equipes da Secretaria de Saúde de Gurupá visitam domicílios em comunidades das áreas urbanas e rurais do município. O objetivo é promover a saúde da população, atuando na prevenção e na reabilitação, com consultas médicas e assistência a pacientes em tratamento.

As consultas com o médico são acompanhadas de um enfermeiro e de um agente comunitário de saúde, integrando a equipe também um assistente social, quando é necessária a presença deste nas visitas que são pré-programadas.

"Buscando identificar riscos existentes no trato com a saúde das pessoas, orientando-as quanto à prevenção e à reabilitação”, esclarece a médica Onex Rodrigues, especialista em Medicina Familiar. Ela afirma que são realizados cerca de 350 atendimentos por mês, nos domicílios e no posto de saúde N. S. de Fátima, centro de Gurupá.

As visitas fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que a Secretaria de Saúde promove com o serviço de atenção básica. O atendimento pode ser individual ou coletivo, nos domicílios ou nos postos de saúde de Gurupá.

Nos postos de saúde são realizados exames pré-natal, consultas clínicas, testes preventivos do pezinho que identificam possíveis doenças como anemia e carências vitamínicas, vacinas e Preventivo do Colo do Útero (PCCU). A Secretaria planeja mais visitas na área rural de Gurupá para os próximos dias.

Fonte/Foto: Ascom/Gurupá.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000