NOTÍCIAS DE GURUPÁ
10/07/2015
Gurupá
ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS EM GURUPÁ EXPÕEM A RIQUEZA HISTÓRICA E PATRIMONIAL DA REGIÃO.
 


Pelo menos 50 sítios pré-coloniais e coloniais escondem um abundante e variado arsenal de artefatos cerâmicos e líticos, afirmam pesquisadores

Arqueólogos, antropólogos e estudantes de ciências humanas realizam escavações em Gurupá com o objetivo de desvelar a história cultural e ambiental de elementos até então desconhecidos pela Arqueologia brasileira na região. Nesta primeira fase, os trabalhos se concentram na Reserva Ambiental do Jacupi, local considerado produtivo pelos pesquisadores.

“Reconhecemos um fértil campo arqueológico com culturas diversificadas, nunca pesquisadas do ponto de vista da arqueologia, exceto com alguns levantamentos realizados recentemente pelo IPHAN e pela UFPA. As informações sobre a história indígena colonial e de outros povos que habitaram a região, se mesclam e tornam a população de Gurupá extremamente única”, afirma a arqueólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Helena Pinto Lima, que coordena a pesquisa de cunho interdisciplinar com foco na Arqueologia.

Cerca de 20 pesquisadores, brasileiros e americanos, integram o projeto do MPEG, denominado OCA – Origens, Cultura e Ambiente, autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) e Universidade da Flórida (UFL).

Os estudiosos realizam levantamentos em topografia, delimitação e escavação de cortes estratigráficos em áreas selecionadas, identificadas por equipamento de radar, de onde serão extraídas amostras arqueológicas e ambientais que serão levadas à análises em laboratórios do MPEG, em Belém.

Estudos mais aprofundados e de maior extensão, tanto em campo como em laboratório, a serem realizados em futuras etapas, fornecerão dados arqueológicos, ambientais e científicos com estudos voltados ao esclarecimento de interações multiculturais e transformações das relações homem-ambiente, ao longo do tempo de ações indígenas (nativos da região), judaicas, quilombolas e européias (que chegaram depois).

De acordo com a arqueólogo que coordena as pesquisas, as descobertas recentes são intrigantes quanto ao uso de técnicas e motivos decorativos, que parecem não se enquadrarem diretamente aos conjuntos arqueológicos já estabelecidos, tais como as Tradições Policroma da Amazônia ou a Tradição Incisa e Ponteada.

“Os vestígios cerâmicos da região, embora não tenham sido formalmente estudados, demonstram traços estilísticos que sugerem intercâmbio intelectual com as regiões do Trombetas/Tapajós e da foz do rio Amazonas, pelo menos no período tardio. Isto sugere que, mesmo antes da chegada dos europeus, Gurupá já atuava como um centro estratégico nas redes econômicas regionais”, conclui Helena Pinto Lima.

O trabalho dos pesquisadores recebe apoio da Prefeitura Municipal de Gurupá, por meio da Secretaria de Cultura, “como forma de ter acesso às informações da cultura de nossos ancestrais, sendo esta uma oportunidade de revelar histórias até então desconhecidas”, observa o secretário Claudinei Alves.

Gurupá está localizado entre a região de florestas do arquipélago do Marajó e a foz do rio Xingu, a 20 metros de altitude. Possui 31 mil habitantes (CENSO 2014) divididos na área de ilhas e rios (70%) e na zona urbana (30%). Sua economia é baseada no agroextrativismo e serviços públicos e privados. O projeto do MPEG aponta que o município se encontra entre duas importantes áreas culturais do período pré-colonial tardio na Amazônia: Santarém e Marajó.

Texto e fotos: Rui Pena
Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000