NOTÍCIAS DE GURUPÁ
16/07/2015
Gurupá
MUTIRÃO DA EMATER IDENTIFICA LIMITES DE RESPEITO QUE ALCANÇAM 150 FAMÍLIAS EM GURUPÁ.
 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) montou equipes constituídas por integrantes do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (Labgeo) e dos escritórios regional de Altamira e locais de Anapu e Brasil Novo, para realizar um mutirão com a missão de identificar limites de respeito (conceito sobre uso da terra) que subsidiarão emissões de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), previstos para serem entregues até setembro deste ano, em pontos de abrangências dos escritórios envolvidos.

As atividades do mutirão iniciaram em setembro do ano passado e se estenderam até junho deste ano, fechando o último município elencado, Gurupá, no arquipélago do Marajó. Na localidade, visitada de 12 a 21 de junho, a equipe da Emater identificou alguns limites de respeito que atingem 150 famílias de pequenos produtores familiares, moradores de quatro ilhas em Gurupá (Cojuba, Orucuricaia, Oriboca e Dos Macacos).

Neles, os agricultores familiares desenvolvem atividades de pesca e criação de búfalos, sendo que nas ilhas de Cojuba e Oriboca predominam a pesca do camarão, e nas ilhas de Orucuricaia e Dos Macacos a fonte de renda desses núcleos está na produção de leite e carne de búfalo.

O técnico em Agropecuária, Wanderley Ribas Pereira, lotado no Labgeo, ressalta que o diagnóstico permitirá a essa famílias acesso à documentação obrigatória, no caso do CAR, e dará mais tranquilidade aos agricultores pelo conhecimento de uso das áreas, a partir da definição dos limites de respeito, já que há uma intensa ocupação por parte de grandes proprietários.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000