NOTÍCIAS DE GURUPÁ
06/11/2015
Gurupá
CURSO DE QUALIFICAÇÃO COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE OBJETIVA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DE GURUPÁ.
 
Buscando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, a Prefeitura promove cursos de aprimoramento com servidores para oferecer um melhor atendimento à população, em parcerias e convênios com órgãos públicos estaduais e federais de várias áreas. Um desses cursos teve seu primeiro módulo encerrado na sexta-feira (30), na escola de ensino infantil Casulo, onde 35 profissionais participaram da "Qualificação para o Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde". O curso focaliza a atenção básica de saúde e é resultado da pactuação entre a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) com as secretarias estaduais e municipais de saúde. 

Realizado em cinco módulos, sendo um a cada semana no mês e com duração de 400 horas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atualizam seus conhecimentos, levam informação às comunidades urbanas e rurais de Gurupá e orientam de que forma essas populações podem ter acesso aos serviços do SUS. “O curso é o mais atual que existe em atenção básica de saúde. Nele são abordadas as portarias recentes do Ministério da Saúde, técnicas e estratégias de atendimento na saúde da família, pois o foco não é o doente e sim a família”, esclarece a enfermeira Ana Patrícia Cunha, que coordena os serviços de atenção básica da Secretaria de Saúde de Gurupá. “O objetivo é prestar um melhor atendimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Além de Patrícia, participam como palestrantes a enfermeira Geane Araújo e o psicólogo Leôncio Azevedo.

Agentes Comunitários de Saúde: é fundamental atualizar conhecimentos.

Os cursos de atualização em saúde são realizados há vários anos com servidores da Secretaria de Saúde do município e a enfermeira Patrícia ressalta que antes, eles focavam na prevenção de doenças, hoje vai além disso, buscando ampliar o atendimento com consultas médicas e de enfermagem, a exemplo do que vem sendo realizado nas unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Gurupá.

Entre os temas relacionados neste primeiro módulo, destacam-se as estratégias em saúde familiar, os serviços de vigilância em saúde e as políticas de saúde vigentes no Brasil. No próximo bloco, que será realizado a partir do dia 9 deste mês, os temas a serem abordados serão focados na saúde da mulher, da criança, do jovem, do idoso e o significado da atenção integral à saúde. Já o terceiro módulo irá abordar a importância dos medicamentos, saúde bucal, meio ambiente e nutrição, sendo cinco módulos ao todo.

A importância do Agente Comunitário de Saúde não poderia deixar de ser abordado neste primeiro módulo, pois o ACS é o elo entre a Secretaria de Saúde e a população. É ele quem realiza o pré-atendimento às famílias da cidade e da zona rural, facilitando o acesso aos serviços e identificando as demandas. Ele também avisa quando uma ação será realizada em determinada comunidade, seja com vacinação ou atendimento odontológico, por exemplo.

O agente comunitário de saúde é o elo entre a Prefeitura e a comunidade.

O agente de saúde Benedito Marques, que trabalha há 11 anos prestando serviços à população, percorre hoje oito comunidades nos rios Amazonas e Marajoí. Ele participa do curso e declara porque é importante está atualizando os conhecimentos em saúde pública. “Um curso como esse beneficia tanto o profissional como a comunidade. O ACS porque adquire mais conhecimento e a comunidade porque recebe mais informações de saúde.” Benedito conta que logo quando iniciou a atividade de Agente, a demanda por consultas era muito grande e hoje os casos de diarreia, por exemplo, diminuíram”, avalia. “Isso mostra como o nosso trabalho é importante para as comunidades”.

Gurupá possui hoje 90 Agentes Comunitários de Saúde, entre efetivos e temporários, que atendem a zona urbana (23) e a zona rural (67). Esse número não é suficiente para atender um município de grande extensão e com áreas de difícil acesso. Mas a Prefeitura está providenciando processo seletivo que vai efetivar 20 novos Agentes. A prova está prevista para ser acontecer até ao final deste ano.

Texto/Fotos: Rui Pena.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000