NOTÍCIAS DE MUANÁ
01/06/2015
Muaná
MUANÁ COMEMORA 192 ANOS DA INDEPENDÊNCIA
 

O município de Muaná, no Marajó, está comemorando 192 de adesão à Independência do Brasil, ocorrido em 28 de maio de 1823, sendo considerado o primeiro município paraense a aderir ao movimento que libertou o Brasil de Portugal, que até hoje é motivo de orgulho para a população local.

Este ano, a prefeitura preparou uma série de eventos e inaugurações para festejar a data histórica começando com o desfile de dezenas de escolas municipais nos dias 27 e 28 prestando homenagens aos municípios marajoaras como Breves, Portel, Curralinho, Soure, Ponta de Pedras, Chaves, dentre outros.

As escolas apresentaram o potencial socioeoconômico, cultural e turístico dos municípios destacando as lendas, os produtos extrativistas e o linguajar regional que é a marca registrada do povo marajoara. Dentre as escolas, destaque para a Dr. José Malcher, da cidade, e Cláudio Figueiredo, na ilha do Palheta.

Paralelo ao desfile escolar, a prefeitura inaugurou uma nova biblioteca pública com acervo de cinco mil livros além de material áudio visual com um mini auditório, brinquedoteca, livros em braile, literatura infantil e autores estrangeiros.

A biblioteca é toda informatizada, aberta ao público em geral e tem parceria com a Biblioteca Pública do Pará, que contribuiu com a formação, organização e classificação do acervo dividindo entre escritores brasileiros, paraenses, coleções e enciclopédias.

O prefeito Murilo Guimarães destacou a importância da leitura de qualidade principalmente entre estudantes do ensino fundamental e médio que se preparam para o vestibular ou concursos públicos e que a biblioteca representa um importante salto para a formação de jovens e adultos.

Na manhã de ontem, a secretaria municipal de educação recebeu dez lanchas escolares através de convênio firmado entre a prefeitura e o MEC/FNDE, para atender centenas de estudantes do interior que necessitam do transporte para frequentar as escolas ribeirinhas. As lanchas têm capacidade para até 40 alunos, são dotadas de motores a diesel e pilotadas por pessoal capacitado pela Marinha em cursos de treinamento intensivo. 

A prefeitura estende a programação até o próximo sábado entregando um Infocentro de internet banda larga para toda a população acessar, e o inédito sistema de energia elétrica para a comunidade de São Miguel do Pracuuba, onde vivem 650 famílias. Os recursos são oriundos do Ministério de Minas e Energia em parceria com a prefeitura municipal e apoio do deputado Lucio Vale, que intermediou as negociações.  A prefeitura abriu uma estrada de 43 quilômetros pela floresta instalando os postes e fios até a vila de Pracuuba que passará a ter energia 24 horas ininterruptas. 

Veja fotos AQUI.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000