NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
21/02/2014
Ponta de Pedras
GOVERNADOR INAUGURA NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PONTA DE PEDRAS.
 

O governador Simão Jatene inaugurou nesta quinta-feira (20), em Ponta de Pedras, município do Arquipélago do Marajó, o novo sistema de abastecimento de água, que já está beneficiando cerca de 2,5 mil pessoas no município. Executada pela Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), a obra, concluída no final do ano passado, teve investimento de quase R$ 1,2 milhão, entre recursos federais e estaduais.

Na ocasião, o governador também entregou 60 cheques moradia para famílias locais, e anunciou a revitalização de nove quilômetros da Rodovia PA-396, conhecida como Estrada da Mangabeira, que dá acesso a um dos pontos turísticos mais bonitos da região, a praia da Mangabeira. A via, que recebeu a última pavimentação em 2006, na primeira gestão de Simão Jatene, não teve manutenção nos anos seguintes, o que resultou em um desgaste natural e em muitos transtornos para a população.

Pela manhã, logo após desembarcar no aeródromo de Ponta de Pedras, onde foi recepcionado por centenas de moradores, o governador seguiu para o local onde foram construídos três poços artesianos, adutoras, reservatório, bombas e demais equipamentos do novo sistema de abastecimento de água, no bairro do Mutirão. No local, acompanhado por autoridades municipais e do Estado, o governador descerrou a placa da obra, que inclui ainda o prédio que abrigará o escritório da Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa) no município.

Após ser saudado por uma banda marcial do município, Simão Jatene acionou o sistema, que leva água em maior quantidade e com mais qualidade à população. Mais de 200 novas ligações domiciliares foram feitas graças às melhorias realizadas no sistema de abastecimento.

Entre os beneficiados está a professora Valéria Matos, 24 anos. Moradora do bairro do Mutirão, ela enfrentava a constante falta d’água. “Agora vai melhorar muito para todos nós, mas principalmente para quem tem crianças, como eu, que preciso ter muito cuidado com a água que uso para preparar os alimentos dos meus filhos”, ressaltou.

Mais benefícios - Em seguida, Jatene foi para o salão paroquial, onde assistiu às apresentações do Grupo de Artes e Tradições “Itaguari” e da Associação Cultural “Boi Moleque”, e presidiu a cerimônia de entrega de 60 cheques moradia.

Segundo o governador, até hoje mais de 40 mil famílias, em todo o Estado, já receberam o benefício, que completou 10 anos no ano passado. Uma das agraciadas foi a dona de casa Arlete Brito, que recebeu o cheque das mãos de Jatene. “Estou muito feliz e agradeço a Deus, à prefeita e ao governador pela realização deste sonho”, declarou.

Durante a solenidade, a Câmara Municipal de Ponta de Pedras homenageou Simão Jatene com uma medalha de honra ao mérito, pelas obras realizadas na cidade. “O único governador que esteve em nossa terra foi Simão Jatene. Ao longo da sua gestão, ele tem demonstrado todo o seu carinho nos trazendo sempre muitos investimentos, como a própria Estrada da Mangabeira, que agora será revitalizada, a Escola Dalcídio Jurandir e o trapiche municipal”, destacou a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro.

Ela citou a passagem pelo Marajó da Caravana Pro Paz Oftalmológica, que, no ano passado, realizou mais de 300 cirurgias de catarata no município. Uma das pessoas atendidas pelo serviço, o aposentado Joaquim Furtado, 85 anos, foi ao salão paroquial agradecer pessoalmente ao governador. “Agora estou curado e posso levar uma vida tranquila”, contou.

Virando a página - “A minha maior alegria é poder contribuir para que viremos uma página da nossa história, em que predominava um jeito equivocado de fazer política. Digo e direi sempre que governadores, prefeitos, deputados e vereadores nada mais são do que servidores públicos. O responsável por todas essas obras e benefícios é o povo do Pará, que paga o seu imposto e precisa que esse dinheiro retorne na forma de obras”, destacou o governador.

Acompanharam Simão Jatene em Ponta de Pedras Luciano Dias, secretário de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; João Barral, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab); Noêmia Jacob, presidente da Cosanpa; deputados estaduais; o senador Mário Couto e prefeitos de municípios da região, como Valentim Oliveira, de Salvaterra; Benedito Filho, de Cachoeira do Arari; Adiel Moura, de Melgaço; Murilo Guimarães, de Muaná, e Paulo Oliveira, de Portel.

Fonte: AGPA

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000