NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
27/02/2014
Ponta de Pedras
PONTA DE PEDRAS INVESTE EM MANEJO NO AÇAÍ E NA AGRICULTURA FAMILIAR
 

O município de Ponta de Pedras, juntamente com Igarapé Miri, são os maiores extratores de açai e abastecem toda a região além da nossa  capital e indústrias de exportação. Para isso os ribeirinhos estão  trabalhando com manejo sustentável que implica na  capinando das áreas de produção, obedecendo  o espaçamento entre os pés, mantendo as touceiras com três a seis árvores, conforme indicação dos técnicos e deixando as mais  velhas, que dão menos cachos e mais dificuldade em colher os frutos para a produção de palmito.

O secretário de agricultura do município, Martinho Mourinaca, embora reconheça que o produto ainda representa a maior fatia da economia do campo, vislumbra um futuro melhor com a produção de citros, como limão tahiti, o feijão, o milho, a mandioca e as frutas regionais como bacuri, a manga, que poderão ser industrializadas em forma de polpa, conforme projeto em andamento.

O peixe criando em tanques cavados ou em várzeas, também promete uma boa fonte de renda para os ribeirinhos e colonos assentados na rodovia que desenvolvem todas essas variedades de produção.

O secretário,  que pertence aos quadros da Emater, conta com apoio de três técnicos da instituição na qualificação e organização das associações de produtores  para atender ao mercado local e a merenda escolar e exportar os excedentes. " Em breve estaremos produzindo  alimentos para atender a capital, como o limão tahiti, frutas regionais e até peixe de cativeiro", anima-se Martinho.

"Regiões como a dos rios  Fábrica e Fortaleza; Vila Nova e Cajueiro e a comunidade de Jacarajó reúnem centenas de famílias que atuam na agricultura familiar produzindo mandioca, farinha, grãos, frutos, peixes e muito açai e tudo isso vai formando um grande movimento no campo que a prefeitura apoia, incentiva e investe recursos para ver crescer ",  garante a prefeita Consuelo Castro, que não vem medindo esforços para desenvolver o setor.

Texto: Pedro Medina        

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000