NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
19/05/2015
Ponta de Pedras
GOVERNADOR EM EXERCÍCIO DISCUTE AGENDA DE INVESTIMENTOS AO MARAJÓ.
 

O governador em exercício, Zequinha Marinho, se reuniu com a presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, para definir a pauta a ser apresentada ao ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante visita ao município de Breves, na Ilha do Marajó, em data ainda a ser definida. O encontro ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira, 18, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Entre os assuntos que serão pleiteados junto ao ministério estão o beneficiamento de couro bubalino, o investimento em microindústrias de laticínio e o fortalecimento da cultura de açaí e de piscicultura com criatórios de pirarucu, tamuatá e camarão. O investimento em infraestrutura e logística também vai fazer parte das solicitações, como a implantação de pistas de pouso em dez municípios marajoaras, que dependem desse modal para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Para Consuelo Castro, a perenização do Lago Arari é uma questão fundamental para diminuir as distâncias entre municípios marajoaras. O projeto prevê a dragagem do lago para possibilitar a passagem de embarcações maiores, encurtando o tempo de viagem e beneficiando diretamente os municípios de Anajás, Afuá e Chaves. “Hoje uma viagem para Chaves dura 36 horas. Com a perenização do lago, essa mesma viagem poderá ser feita em doze horas”, explicou a prefeita, que pretende incluir o tema nas discussões com o ministério.

Formação – O governador em exercício acredita que é necessário investir na educação profissionalizante, e os cursos à distância podem ser uma boa alternativa à região. Nesse sentido, outro quesito se torna importante, que é a melhoria da prestação de serviços de internet, item que na opinião de Zequinha Marinho é fundamental para alavancar a educação na ilha. “A gente só pode pensar em educação à distância se tiver internet com sinal firme e de qualidade. Vamos apresentar essa solicitação ao ministro de Integração Nacional, junto com o plano de desenvolvimento para o Marajó”, reiterou.

A vinda do ministro Gilberto Occhi ao Pará faz parte da agenda proposta pela presidente da Comissão da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara dos Deputados, deputada Júlia Marinho (PSC-PA), para priorizar ações de desenvolvimento nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A comissão foi criada em 1997, após atuação de parlamentares da Amazônia Legal, que abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A comissão surgiu para desenvolver a Amazônia Legal e tratar sobre integração regional e limites da legislação; valorização econômica; assuntos indígenas; caça, pesca, fauna, flora e regulamentação. A partir de 2004, a comissão ampliou a atuação para formular políticas públicas de desenvolvimento e integração das diversas regiões brasileiras. Atualmente, também se dedica planos regionais de desenvolvimento econômico e social, planos nacionais de ordenação do território e assuntos de interesse federal de municípios e Estados.

Fonte: AGPA

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000