Seja muito bem vindo(a) a AMAM  - 
 
 
 
NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
17/08/2015
Ponta de Pedras
PONTA DE PEDRAS RECEBE SEU NOVO BISPO, DOM TEODORO.
 

 

Dom Teodoro Mendes Tavares foi empossado, ontem (16) pela manhã, bispo coadjutor da Diocese de Ponta de Pedras, no Marajó. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco, em 10 de junho deste ano. Até então, Dom Deodoro era bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. E, também até aquele momento, a Diocese de Ponta de Pedras contava com a administração de Dom Aléssio Saccardo, que teve sua renúncia aceita pelo Papa, por causa de sua aposentadoria. Na Igreja Católica, os bispos renunciam ao cargo administrativo após os 75 anos de idade, como indica o Código de Direito Canônico, no 401: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.

Portando cartazes, os fiéis deram boas-vindas a Dom Teodoro. Houve missa solene, que é a posse canônica, celebrada na catedral da Imaculada Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Ponta de Pedras. Também houve a leitura do decreto de nomeação, pelo Papa, de Dom Teodoro. Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, e o bispo auxiliar da capital, padre Irineu Roman, também participaram da solenidade. “Dom Teodoro tem exercido de modo admirável seu ministério episcopal em nossa Arquidiocese, com dedicação e competência, ardor missionário, grande capacidade de relacionamento com as pessoas, tendo construído com os bispos uma experiência magnífica de vida comum, cujos frutos são vistos em nosso ministério e no relacionamento com o povo de Deus”, afirmou, em pronunciamento feito de Roma, em junho, Dom Alberto Taveira Corrêa. “A Diocese de Ponta de Pedras receberá um grande presente, cuja atuação, junto com Dom Aléssio Saccardo, contribuirá imensamente para o bem dessa querida porção da Igreja. No dia 16 de agosto de 2015 (ontem), solenidade da Assunção de Nossa Senhora, iremos juntos a Ponta de Pedras, manifestando toda a nossa gratidão a Dom Teodoro e num gesto de envio daquele que fez tanto bem entre nós”, completou o arcebispo de Belém.

Ontem, Dom Alberto falou de sua emoção e, referindo-se a Dom Teodoro, disse que a Diocese de Ponta de Pedras estava “recebendo uma preciosidade”. Dizendo-se emocionado com as palavras de Dom Alberto, Dom Teodoro disse que chega em paz a Ponta de Pedras e que pretende realizar um trabalho em união com as autoridades constituídas do município. E que, nesse trabalho, vai buscar a promoção da dignidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos. A prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, e outros religiosos também prestigiaram a solenidade.

Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu 7 de janeiro de 1964, em São Miguel Arcanjo - Ilha de Santiago (Cabo Verde). Ele é membro da Congregação do Espírito Santo. E foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1993. Estudou filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga, Portugal (1986-1987), e Teologia na Universidade Católica de Portugal, Lisboa (1988-1993). Ele, então, ganhou uma licenciatura em ecumenismo, do Trinity College, Dublin, Irlanda (1994). E realizou seu ministério na Prelazia de Tefé como vigário paroquial e pároco em Alvarães, Uarini e Carauari (1995-1998); Pároco “Bom Jesus”, Chefe do Centro Profissional (1999-2011) e Vigário Geral (2000-2011). Foi também o Superior Maior do Distrito Espiritana da Amazônia (2003-2011). Em 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará e recebeu a ordenação.

Fonte: O Liberal.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Oeiras do Pará
 
Desenvolvido por:
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000