NOTÍCIAS DE PONTA DE PEDRAS
17/02/2016
Ponta de Pedras
PONTA DE PEDRAS SERÁ PORTA DE ENTRADA DE FIBRA ÓPTICA NO MARAJÓ
 

A cidade de Ponta de Pedras, localizada a cerca de 40 km de Belém, na ilha do Marajó, será o próximo município do estado a se tornar Cidade Digital e receber internet do Navegapará. Serão interligados 35 pontos na cidade, entre órgãos municipais e estaduais, como unidades da Seduc, Semed, Sesma, entre outros, melhorando a conectividade e o trabalho de ordem pública no município. Além de levar internet para os órgãos públicos, também será implantado um ponto de acesso livre na praça da cidade para que a população possa usar Wi-Fi gratuito.

Já em fase de teste dos equipamentos, foram implantadas 18 unidades, das quais cinco estão em homologação. São elas: a Prefeitura; as Secretarias de Obras; de Educação e de Assistência Social (municipais), além da Polícia Civil (estadual).

Para atender aos órgãos e à população de forma mais eficiente e econômica, a Prefeitura de Ponta de Pedras enviou à Belém três servidores para um breve treinamento. Durante dois dias, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), eles terão a oportunidade de nivelar conhecimentos, aprendendo procedimentos básicos para um suporte imediato. “Com o nivelamento de conhecimento, eles serão capazes de checar um eventual problema que não seja possível verificar de forma remota”, diz Tiago Cardoso, gerente de Projetos de Cidadania da Prodepa.

A melhora na qualidade da internet nos pontos que estão em teste já é comemorada. “A implantação de internet de qualidade fez toda a diferença. É perceptível o aumento na velocidade e na qualidade da conexão, que nos permite ter acesso mais rápido a documentos, por exemplo, o que é muito importante para agilizar o nosso trabalho”, declara Carlos Evandro Torres, presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura do município.

Um sistema de rádios de alta capacidade foi implantado para antecipar a chegada da internet no município, que em breve será beneficiado com um projeto pioneiro implantado pela Prodepa: a interligação via fibra ótica da ilha do Marajó à rede pública de internet. O projeto, desenvolvido em parceria com a Celpa, prevê a travessia da baía do Marajó através de um cabo subaquático, interligando Barcarena (praia do Caripi) até Ponta de Pedras. Nesse cabo elétrico serão introduzidas fibras ópticas, assim através dele, além de energia firme, o arquipélago receberá também internet em alta velocidade.

Ponta de Pedras é apenas a entrada da fibra óptica no Marajó. A partir do município, a fibra pode subir até Soure e descer para Breves. “Podemos chegar a várias cidades depois de ir para Ponta de Pedras. A principal ideia da inclusão do município no Navegapará é colocar fibra no Marajó, e a partir daí temos possibilidade de expandir a fibra para outros municípios”, esclarece Leila Daher, diretora de Projetos Especiais da Prodepa.

Serão quase 40 quilômetros de fibra implantadas desde Barcarena até Ponta de Pedras. A Cidade Digital de Ponta de Pedras já está em fase de teste dos equipamentos e sua inauguração já em fibra óptica está prevista para o primeiro semestre de 2016.

O Navegapará é uma importante ação de integração e desenvolvimento para o Estado do Pará, pois além de permitir a adoção de novas tecnologias para melhorar a comunicação entre municípios, melhora a qualidade dos serviços públicos prestados, modernizando a gestão e aumentando a eficiência, melhorando a qualidade de vida do cidadão paraense.

Atualmente, o Navegapará está presente em 65 municípios paraenses, com 75 pontos de acesso livre e 164 infocentros. Entre os beneficiados pelo programa estão órgãos do Governo, escolas, delegacias, hospitais, além de prefeituras, entidades do terceiro setor e, principalmente, a população.

Fonte: AGPA

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000