NOTÍCIAS DE PORTEL
02/04/2014
Portel
PORTEL RECEBE COMISSÃO DO PROGRAMA ITINERANTE DO INDSH.
 

Nesta quarta-feira, 2, o sistema de saúde pública do município de Portel receberá visita técnica de comissão do Programa Itinerante do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra, em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado na cidade de Breves. A comitiva de técnicos do hospital, juntamente com representantes do 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), que congrega os municípios de Breves, Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá, cumprirá mais uma etapa do programa que já visitou Melgaço e Bagre, sempre visando o fortalecimento da relação entre o HRPM e seus usuários.

A cada visita concluída, a direção do HRPM, elabora um plano de ação para melhorar cada vez mais o atendimento, a partir do conhecimento dos pontos fortes e as não conformidades identificadas nessa relação de atendimento ao sistema público de saúde. O programa atende  à política de atuação do INDSH que busca constantemente a melhoria da prestação dos serviços oferecidos  de forma eficiente e eficaz, sempre focando resultados concretos e que beneficie o cidadão.

Durante a visita, a comissão participará de reunião na Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, muitas dúvidas sobre o processo de encaminhamento de pacientes aos HRPM serão esclarecidas. Logo em seguida, a visita continuará na Unidade Básica de Saúde (UBS),  para em seguida,  reunir na Câmara Municipal, onde haverá uma audiência pública com a presença do prefeito, legisladores e a comunidade local.

Na oportunidade, os representantes do HRPM e do 8° CRS, evidenciarão os serviços pactuados com os municípios da região. Os parlamentares e os demais presentes também se posicionarão sobre o sistema de saúde oferecido, com sugestões e questionamentos, que posteriormente vão compor relatório final do programa, que vai gerar plano de ação para atender os anseios dos dois extremos: assistência e assistidos.

Se não houver alteração na sequência de pauta, a visita técnica será encerrada com reunião com médicos da localidade onde será explicado o fluxo de atendimento do HRPM nas mais diversas especialidades e com disposição de 50 leitos, unidades de urgência e emergência, além de sete leitos de UTI para adulto, cinco leitos de UTI Pediátrica e cinco leitos na UTI Neonatal, com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos.

O hospital oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala pré-operatório. O usuário ainda dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios, agilizando o atendimento.

A comitiva será coordenada pela diretora Técnica do HRPM, médica Lígia Maria Martucci, que estará acompanhada pela assistente social do hospital, Lorena Nazaré de Oliveira. O 8° CRS será representado por seu diretor, o enfermeiro Adelson Teixeira, juntamente com demais técnicos. O programa conta com a importante parceria da Polícia Militar, através do tenente coronel Cintra, que disponibiliza transporte fluvial à comitiva de técnicos.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000