NOTÍCIAS DE PORTEL
30/03/2015
Portel
SEDE E SEMA UNIDOS NO COMBATE ÀS QUEIMADAS EM PORTEL.
 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Portel –SEDE e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente –SEMA, preocupados com o alto índice de queimadas na agricultura familiar, que destrói a vegetação e, consequentemente, os nutrientes do solo, que se tornam quase nulos, uma vez que o fogo torna o solo fraco e praticamente improdutivo, firmaram parceria para diminuir os impactos provocados por estas queimadas.

A ideia é propor aos agricultores o corte e trituração da capoeira, sem queima. Para isso, será necessária a aquisição de um triturador de capoeira (foto) que, a partir de um plano de trabalho, atenderá agricultores dos 4 rios do município ( Acutipereira, Camarapi, Pacajá e Anapu).

A SEDE apresentou projeto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, que por sua vez acionará o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Meio Ambiente para que autorize a compra do equipamento.

O manejo da capoeira, antes tratado sob a lógica da derruba-e-queima, hoje já permite a incorporação de uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental capaz de triturar essas vegetações, fertilizando o solo com os resíduos orgânicos da vegetação, impedindo a emissão de carbono e aumentando a produtividade. .

Para o titular da SEDE, Heron Macedo, as queimadas em Portel são realizadas frequentemente por dois motivos: por ser mais prático e demandar pouquíssimos recursos, e por falta de conhecimento de novas tecnologias.

“Temos a certeza que com a aquisição desse triturador, minimizaremos os impactos ambientais provocados por queimadas e, principalmente, aperfeiçoaremos a produção na agricultura familiar”, relata Heron.

Com informações da SEDE e EMBRAPA

Comunicação Social - PMP
Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000