NOTÍCIAS DE PORTEL
22/06/2015
Portel
SEBRAE E SEDE FOMENTAM O COOPERATIVISMO NO RIO AJARÁ.
 


Na manhã do dia 20, a comunidade Santa Maria, rio Ajará, afluente do rio Camarapi, recebeu visita do SEBRAE/PA, representado pelo consultor Bernard Stilianidi Filho, e pelo gestor do SEBRAE, Jorge Moscoso, acompanhados pelo secretário de desenvolvimento econômico de Portel, Heron Macedo, e pelo diretor de indústria e comércio da SEDE, Renato Rocha, para iniciar - após articulação da SEDE/Portel - amplo debate para a fundação da COMPOR -Cooperativa Mista dos Agricultores de Portel, dentro do Programa Negócios Sociais, do SEBRAE.

O programa surgiu em 2013, mas apenas em 2014 atendeu municípios paraenses. Ele consiste em concentrar esforços para estimular, atender e apoiar aqueles que dentre o seu público alvo original - pequenos negócios - buscam agregar uma nova dimensão ao ambiente empresarial e despertar uma nova consciência social, respondendo a problemas concretos do cenário econômico e social do município de Portel.

 “O SEBRAE e a SEDE estão aqui para debater com moradores das comunidades do rio Ajará, para que possam se organizar em cooperativa, com isso oportunizando a entrada dos produtos produzidos pelos cooperados nas compras governamentais e no mercado local/regional de forma mais competitiva e com maior valor agregado", destaca Heron Macedo, titular da SEDE/Portel.
Para o Sr. Galvão, produtor rural e líder comunitário do rio Ajará, já estava mais do que na hora dessa organização realmente sair do papel, pois, muitos produtores não conseguem escoar sua pequena produção por falta de acesso ao mercado.

A COMPOR deverá ser formada com aproximadamente 40 agricultores, que receberão apoio técnico do SEBRAE e da SEDE para que possam alcançar seus objetivos no menos espaço de tempo possível.

Com informações do SEBRAE e da SEDE.

Fotos: Flávio Costa

Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000