NOTÍCIAS DE SOURE
17/05/2013
Soure
A CULTURA E OS BÚFALOS DE SOURE ESTÃO NO PROGRAMA INVASÃO.
 

O “Invasão” seguiu na estrada nesta temporada.  Após conhecer as maravilhas de Cachoeira do Arari e Salvaterra, chegou a vez de ‘desbravar’ Soure. O programa, que explica por que Soure é uma síntese da Ilha do Marajó.

 

Robson Fonseca e Sonia Ferro apresentam as praias do Pesqueiro e da Barra Velha, duas opções para quem busca curtição ou tranquilidade em diferentes épocas do ano. Os apresentadores ainda viram de perto uma apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Cruzeirinho, que desenvolve um trabalho de fortalecimento da cultura marajoara.

 

E como Marajó sem búfalo não é a mesma coisa, eles fizeram uma matéria destacando os diferentes papéis desempenhados por esse animal-símbolo no cotidiano de Soure – e olha que são muitos! E por falar nele, Sonia e Robson conheceram a aparelhagem que está conquistando o Pará: O Búfalo do Marajó.

 

E falando de cultura, destaque para o lundu do grupo Paracauari, grupo de jovens que bota o povo pra dançar e claro, para Mestre Damasceno, figura que movimenta Salvaterra com através dos grupos de boi-bumbá e de carimbo. Robson e Sonia acompanham um pouco da rotina dele, que mesmo sem poder enxergar, se move livremente pelas ruas de Salvaterra... E pesca com as mãos!

 

A que conclusões chegaram os viajantes televisivos? Que Soure é uma maravilha! O clima é molhado de dezembro a junho, e quente o restante do ano. Por isso, se quiser curtir os famosos campos alagados, se programa para viajar no primeiro semestre. Se não estiver de carro e não quiser pegar ônibus nem pagar taxi, a dica é alugar uma bicicleta. Há pontos especializados nisso.

Quer ficar por dentro? O Invasão em Soure será exibido nesta sexta (14h) e no domingo (18h).

 

Fonte: Tv Cultura.

 

 


Comunicação/AMAM
  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000