NOTÍCIAS
29/08/2016
Variados
AS BELEZAS DO MARAJÓ NA TV BRASIL.
 


Apresentar o litoral e a cultura brasileira a partir de exuberantes imagens aéreas da costa é um dos motes de “O Brasil Visto do Céu”, série documental em cinco episódios que a TV Brasil estreou dia sábado, 27.

Realizado em coprodução com a brasileira Gullane e a francesa Gedeon Programmes, o programa mostra a beleza das paisagens e da diversidade de culturas durante expedições aéreas, terrestres e marítimas. Com quase oito mil quilômetros de extensão, a costa nacional ainda tem inúmeros destinos que precisam ser conhecidos tanto por turistas como pelos próprios brasileiros.

A série começa a viagem pelo extremo norte do país. Na estreia, “O Brasil Visto do Céu” destaca a fauna, flora e cultura que distinguem a região. A primeira edição visita o norte da Amazônia, de onde parte para Macapá rumo a Belém seguindo para São Luís. A produção revela minúcias da geografia e da cultura local. Na foz do Rio Amazonas, os ribeirinhos vivem da pesca e da colheita do açaí, fruta típica da região. Já em Macapá, o programa explica como os habitantes do Quilombo do Curiaú perpetuam memórias de seus antepassados por meio da música.

De lá, a expedição parte para a Ilha de Marajó onde Ana Teresa, proprietária de uma fazenda de búfalos, fala sobre a paixão pela terra que foi de seu pai. Em segui da, na capital do Pará, a série acompanha a emocionante procissão do Círio de Nazaré, a maior festa católica do mundo. Nos Palmares do Maranhão, Maria é uma quebradeira da castanha do babaçu. Ela luta por seu sustento e por seus direitos como mulher. O colorido grupo folclórico Bumba-meu-boi é retratado por Clarice e José Carlos em São Luís. Finalmente, na Baía de São Marcos, ainda no estado do Maranhão, Luís solta as amarras do primeiro veleiro a virar patrimônio histórico no Brasil.

Fonte: O Liberal.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000