NOTÍCIAS
11/11/2016
Variados
COM BANHEIRO ECOLÓGICO, SETUR É FINALISTA DO PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE.
 

 

Com o tema "Atitudes que Transformam o Turismo”, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017 anunciou seus finalistas. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) concorre na categoria “Parceiros do Turismo”, com o projeto do banheiro ecológico desenvolvido pela Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) no município de Soure, no Arquipélago do Marajó.

A cerimônia de premiação será no próximo dia 17 (quinta-feira), às 19h30, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP). Os jurados se reunirão no dia 16 para definir os vencedores desta edição do prêmio.

O primeiro banheiro público sustentável em uma praia do Pará foi construído entre os dias 10 e 15 de agosto do ano passado, durante uma oficina de 40 horas para qualificação de 10 pessoas da comunidade. O uso pelo público foi liberado em dezembro, após ficar definido que a gestão e manutenção ficaria sob a responsabilidade da Associação de Mulheres e Moradores do Pesqueiro. O espaço tem uma taxa de uso de apenas R$ 2,00, destinada à manutenção.

“Isso nos dá satisfação, primeiro pelo fato de que a disputa deste prêmio vem em função da implementação de um planejamento, no sentido de que o turismo também possa impactar na comunidade, com aqueles chamados tour de experiência na relação do turista que nos visita com a comunidade visitada. Isso significa que estamos no rumo certo do planejamento do Estado. O segundo ponto é que a Braztoa - na qualidade de associação representante das operadoras de turismo do Brasil - destaca ao avaliar esta iniciativa o turismo praticado no Pará e as boas práticas em relação a esse turismo na comunidade e no entendimento do turismo como atividade econômica”, ressaltou Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo.

Expansão - A Setur pretende expandir o sistema de saneamento do banheiro ecológico por biodigestão, tanto para as atuais oito barracas instaladas na área da praia, quanto para as três comunidades existentes na Reserva Extrativista Marinha de Soure. O sistema também atende a um item necessário à candidatura da Praia do Pesqueiro na fase piloto do Programa Bandeira Azul, uma iniciativa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.

“O mais importante é replicar esse modelo de banheiro. Que a comunidade possa se apropriar dessa técnica, utilizando o bambu e materiais alternativos, ao invés do tradicional uso da madeira”, disse o gerente do segmento Sol e Praia da Setur, Deoclécio Neves, que acompanhou todas as etapas de elaboração e execução do projeto.

Deoclécio Neves explicou que a construção do banheiro público ecológico do Pesqueiro foi idealizada a partir dos debates promovidos pelo Grupo de Trabalho do Turismo do Pesqueiro (GTTP), quando foi definida a construção com os vários parceiros: ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)/Soure, gestor da Reserva Extrativista Marinha de Soure, Prefeitura Municipal de Soure (por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo) e demais lideranças da praia e comunidade do Pesqueiro. “Posteriormente, tivemos o apoio da Art Terra: Escritório de Bioarquitetura, o qual nos ajudou no desenvolvimento do projeto”, informou.

Prêmio Braztoa - A iniciativa que mais se destacar na premiação será reconhecida como a vencedora da Categoria Top Sustentabilidade, que receberá, entre os benefícios do Prêmio, uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para pós-graduação a distância em “Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis”, e um vídeo produzido pelo Ministério do Turismo (MTur).

Os vencedores de cada categoria ganharão ainda uma assessoria educacional, realizada por professores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), com duração de até quatro horas, que poderá ser feita presencialmente em São Paulo ou a distância, e servirá para auxiliar os ganhadores no aprimoramento de suas iniciativas ou até no planejamento de novas ações e projetos sustentáveis.

As iniciativas premiadas serão incluídas no Mapa Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa & Ministério do Turismo, disponível em

 www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br

A ferramenta também apresenta informações e contatos dos responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000