NOTÍCIAS
21/01/2017
Variados
HELDER ANUNCIA INVESTIMENTOS DE 20 MILHÕES AO MARAJÓ
 

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou investimentos de 20 milhões de reais para os 16 municípios do Marajó em sistemas de abastecimento de água que serão implantados em pequenas comunidades do interior.   

O anuncio foi feito na cidade de Soure, no dia do aniversário da cidade, na presença do prefeito Guto Gouvea, deputadas federais Elcione Barbalho e Simone Morgado, além de deputados estaduais, do ex senador Mario Couto, do presidente da Famep e ex prefeito de Breves, Xarão Leão, além de  seis prefeito marajoaras e centenas pessoas   presentes ao ato.

Parte dos recursos já foram repassados ao Governo  do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca(Sedap), que irá executar o projeto em parceria com os prefeitos marajoaras.

O projeto prevê a implantação, nas zonas rurais dos 16 municípios, de um sistema de captação,armazenamento e tratamento de água que será distribuída nas casas ou em chafarizes coletivos, dependendo do estudo preliminar dos técnicos da Sedap.

De acordo com a população do município, de três a sete comunidades serão contempladas em sistemas coletivos de abastecimento que irão representar uma importante melhora na saúde da população que ficará isenta de infecções e outros males provocados por ingerir água de má qualidade.

Segundo o presidente da Famep, Xarão Leão, a economia em tratamento de saúde da população do interior e a queda da mortalidade infantil são fatores determinantes para a implantação desse programa, que em poucos anos deverá alcançar todas as comunidades ribeirinhas e do campo.

Prefeitos presentes: Jaime Barbosa, Cachoeira do Arari; Pedro Paulo, Ponta de Pedras; Valentim Lucas, Salvaterra;

Tonhão, Santa Cruz do Arari; Toninho Barbosa, Breves; Alda Aires, Curralinho além do anfitrião, Guto Gouvea.


Texto: Pedro Medina

 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000