NOTÍCIAS
23/01/2017
Variados
CNM DEBATE COM UNESCO FORMAS DE IMPULSIONAR O TURISMO E CULTURA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS.
 

DSCN8435Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro. Técnicos da área de Cultura e Turismo da Confederação se reuniram com a coordenadora do Setor de Cultura, Patricia Reis, e a Oficial de Projeto Isabel de Paula.

Na reunião, ambas foram contextualizadas sobre as ações de articulação da CNM no setor da Cultura. A representatividade da entidade junto ao governo federal foi destacada, uma vez que a Confederação tem assento em dois importantes Conselhos que atuam diretamente neste setor: o Conselho Nacional de Política Cultural e o Conselho Nacional de Turismo, respectivamente dos Ministérios da Cultura e do Turismo.

Também foram abordados os trabalhos de acompanhamento das pautas relacionadas nas comissões do Congresso Nacional, a realização de vídeo conferências online com gestores municipais, os chamados hangouts e a organização e participação de eventos pelo país. Uma das principais atividades desenvolvidas pela CNM destacadas no encontro, e que inclusive conta com a participação da própria Unesco, foi o “Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial”, que em 2017 promoverá a terceira edição, em Manaus (AM).

Políticas
As entidades discutiram outras formas de contribuição para o fomento da cultura nos Municípios brasileiros, em conjunto ou separadamente, e de que forma esse setor influencia na economia dessas cidades. Segundo a Isabel de Paula, “seria interessante que fosse desenvolvido um projeto de cooperação técnica internacional entre a CNM e a Unesco, para ações estruturantes principalmente na área de turismo cultural. Poderíamos trabalhar em linhas de capacitação e de desenvolvimento de projetos nos Municípios”, explica.

Uma das propostas de cooperação técnica entre Unesco e CNM é que sejam realizados trabalhos de desenvolvimento em âmbito internacional, alinhados à Agenda Global de Desenvolvimento 2015-2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso demonstraria o grau de comprometimento das entidades, e, consequentemente, dos Municípios quanto às questões globais de desenvolvimento.

A coordenadora Patricia Reis explicou que a Unesco tem projeto de cooperação com o Ministério da Cultura (Minc), onde são trabalhadas políticas de fomento à produção audiovisual e de desenvolvimento e acesso à cultura. Entretanto, vê ressalvas na atuação dos órgãos oficiais e cita a Confederação como entidade que pode se destacar nos trabalhos voltados ao setor cultural. “As mudanças estruturais no governo federal, como a recente extinção e recriação do Minc, mudança de ministros, entre outros fatores, gera um processo de descontinuidade administrativa que acarreta em um grande desafio no desenvolvimento dessas políticas. Neste cenário, a CNM poderia ser o grande agente propulsor de desenvolvimento da cultura no Brasil, porque a entidade tem todas as condições visto que já atua nos Poderes Legislativo e no Executivo, tem liberdade para desenvolver uma agenda e já realiza um belíssimo trabalho de mobilização dos Municípios”, explica.

O consultor de Turismo e Cultura da CNM, Mário Nascimento, acredita que a reunião foi importante para a Confederação, tanto pelas propostas que foram apresentadas, quanto pela visibilidade e reconhecimento junto à Unesco da importância da atuação da entidade no que se refere à promoção do desenvolvimento local, regional e nacional . “É importante para a CNM se aliar com uma entidade tão importante em prol da Cultura como a Unesco. Além do que já fazemos no evento “Cidades Históricas”, podemos impulsionar o setor em âmbitos nacional e internacional e gerar uma visibilidade positiva para a Confederação, que desde a sua criação trabalha incansavelmente dentro das pautas que foram discutidas”, diz.

Ao fim, ficou decidido que outras reuniões técnicas serão marcadas em datas a confirmar para continuação dos trabalhos.

Fonte: CNM.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000