NOTÍCIAS
17/03/2017
Variados
COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA NO ESTADO.
 


Começou oficialmente na quarta-feira, 15, a vacinação contra a febre aftosa no Brasil, sendo os Estados do Pará e do Amazonas os primeiros do calendário. Nessas áreas, todo o rebanho bovino e o bubalino deverá ser imunizado. A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que, no primeiro semestre deste ano, sejam imunizados 20,1 milhões de animais no Pará e 1,3 milhão no Amazonas.

No primeiro semestre de 2016, foram vacinados 19,9 milhões de bovinos e bubalinos no Pará. O número de animais no Amazonas, também no primeiro semestre do ano passado, foi 985.634 cabeças. Em parte do Estado do Pará, a vacinação iniciada em 15 de março vai até 30 de maio e, em, Roraima será de 1º de abril a 15 de maio. Rondônia aplica a dose contra a aftosa de 15 de abril a 15 de maio em animais com idade até 24 meses.

Para que a imunização aconteça, o Mapa recomenda: que se mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação; que se escolha a hora mais fresca do dia e que se reúna o gado (apenas bovinos e búfalos). Outra recomendação é que durante a vacinação, a seringa e as vacinas sejam mantidas na caixa térmica e que sejam usadas agulhas novas, adequadas e limpas. A vacina deve ser de lojas registradas e precisa ser guardada na temperatura correta: entre 2° C e 8° C. O transporte deve ser feito em uma caixa térmica com três partes de gelo para uma de vacina e lacre. O frasco deve ser agitado antes do uso. A dosagem certa para qualquer animal é de 5 ml. O local lugar correto de aplicação é a chamada tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou abaixo da pele. A declaração de vacinação deve ser preenchida e entregue ao serviço veterinário oficial do Estado, juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas. (T. V.).

Fonte: O Liberal.

Foto: Reprodução/Internet.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000