NOTÍCIAS
05/04/2017
Selecione...
OFICINA PARA OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASISTÊNCIA SOCIAL
 

O Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS realizou nos dias 28,29 e 30 de março, a Oficina Regional para orientações sobre a Organização e Realização das Conferências Municipais de Assistência Social.

O objetivo da oficina foi o de promover conhecimentos sobre controle social, planejamento e orçamento na Política de Assistência Social e orientações sobre organização e realização das Conferências Municipais.

A oficina foi mediada pelas Conselheiras Wanda e Sueli, ambas representantes do CEAS que ao longo desses três dias debateram e discutiram com os conselheiros participante, temas pertinentes para a compreensão da Política de Assistência Social e principalmente, o real papel dos Conselhos de Assistência no que tange a prática dentro do Controle Social. Outros temas foram debatidos como: o Financiamento e o Cofinanciamento da Assistência Social, o panorama dos Municípios em relação ao SUAS, a atuação do SUAS dentro da atenção Básica, Média e Alta complexidade entre outros que fortaleceram o entendimento dos conselheiros para uma atuação junto aos conselhos de maneira efetiva e exitosa.

No último dia de oficina, foi desenvolvido uma atividade prática com grupos de estudos organizados entre os participantes para análise e discussões sobre os 04 eixos temáticos norteadores das Conferências Municipais que terão como tema: “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”. Os grupos ao final apresentaram seus questionamentos, sugestões e perspectivas de melhorias para a efetivação da Política de Assistência Social de modo geral e regionalizado.

As oficinas para os Municípios do Marajó ocorreram no mesmo período divididas por polos onde os municípios de Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel participaram da oficina no Município de Breves, enquanto que os municípios de Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure, participaram da oficina em Belém.

Lembramos que as Conferencias Municipais deverão ser realizadas no período de 10 de abril a 31 de Julho de 20017. As propostas destas conferencias serão debatidas na Conferência Estadual que será realizada em Belém, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2017.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000