NOTÍCIAS
05/05/2017
Variados
FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS NO MUNICÍPIO DE PORTEL É TEMA DE SEMINÁRIO.
 

 

Será realizado nesta sexta e sábado, 5 e 6, o  II Seminário de Agricultura Familiar de Portel, visando o fortalecimento das atividades produtivas no município. A realização do evento é do Comitê da Governança Florestal e a organização é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e parceiros, entre os quais o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Delegacia Federal da Agricultura no Pará (DFA).

O  II Seminário de Agricultura Familiar terá como local o Saberes da Terra, espaço localizado em frente à sede do município. O objetivo geral do evento é discutir a regularização fundiária e as estratégias do uso do solo, bem como a ampliação da matriz produtiva e a saída da cidade da condição de produtor de matéria-prima, tal como ocorreu com a exploração de madeira, a produção de farinha, e agora com o açaí.

A ampliação do acesso ao crédito rural, as medidas adequadas para combater os frequentes ataques de pragas e doenças nas lavouras (como o recente ataque de gafanhotos), novas estratégias para o uso do solo e sistemas agroflorestais, incentivo às organizações sociais, aumento da participação de produtores da agricultura familiar em programas sociais, como os Programas Nacionais de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros pontos, estão entre os objetivos do evento.

Serão ouvidos em mesas de trabalho as representações de ógãos e instituições estaduais e federais, baseados em  eixos temáticos como a atual situação das glebas estaduais, o Cadastro Ambiental Rural, a destinação das áreas devolutas estaduais e federais, a identificação e controle de pragas na mandiocultura marajoara, o combate às pragas e doenças, o manejo do uso e conservação de solos, a roça sem queima, a rotação de cultura e os sistemas agroflorestais, e a transição de modelo produtivo, entre outros. O evento apresentará, ainda, rodas de conversas e atividades culturais.

Integram o Comitê da Governança Florestal: o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó (Codetem), os Escritórios da  Emater (Locais de Portel e Melgaço e Regional Marajó), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Portel (Semma); Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Portel (Sede); Ministério Publico Estadual (MPE); Instituto de Educação do Brasil (IEB); a Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Saberes da Terra; o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor); o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portel (STTR); a Associação dos Municípios do Marajó (Amam); a Federação dos trabalhadores da Agricultura (Fetagri); o Instituto Federal de Educação do Pará (Ifpa/Marajó); e as Associações das Glebas Estaduais Acutipereira, Jacarepuru, Acangatá, Alto Camarapi e Joana Peres. Desde que foi  fundado (dezembro de 2013), o Comitê já realizou  várias ações que ajudam  na estruturação da governança florestal.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000