NOTÍCIAS
18/05/2017
Variados
REGIONAL MARAJÓ DO JOAPA SERÁ REALIZADA EM PORTEL E SOURE.
 


Para garantir maior alcance da 10ª edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), a Regional Marajó de 2017 será dividida em duas etapas, nos municípios de Portel e Soure. A Marajó I será em Portel, no período de 24 a 28 de maio, e a Marajó II em junho, na sede municipal de Soure. Dezesseis municípios devem participar das duas etapas. A agregação do Joapa leva em consideração a divisão do estado em 12 regiões de integração. O evento, criado em 2005, é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Os municípios que integram a etapa Marajó I são: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Cinco já confirmaram a participação. Os Jogos contam com 350 atletas inscritos até o momento.

A Regional Marajó II está prevista para a segunda quinzena de junho. Foram convidadas as cidades de Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure, que sediará o evento.

Arbitragem - Em uma reunião na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Seel, uma comissão técnica definiu que 17 árbitros atuarão na primeira regional em Portel. Os árbitros são todos federados a entidades de administração das modalidades. “O corpo de arbitragem do Joapa é composto por profissionais renomados e com vasta experiência técnica a nível estadual, nacional e até internacional”, informou Kátia Rocha, diretora técnica de Esporte e Lazer da secretaria.

Os atletas poderão competir nas seguintes modalidades: futsal, voleibol, handebol, basquetebol, tênis de mesa e futebol de areia. Serão quatro árbitros para cada uma das cinco modalidades disputadas durante o evento, e um para tênis de mesa.

Participaram da reunião Kátia Rocha; os técnicos de Esporte e Lazer da Seel, Nizomar Costa e Márcia Corrêa; o presidente da Federação Paraense de Vôlei, Rui Castro; Hugo Montenegro, da FPV; a presidente da Federação de Handebol do Estado do Pará, Lúcia Martins, Valdo Moura e Alfonso Varley.

Integração - O Joapa visa promover o desenvolvimento técnico do esporte, a integração entre os 144 municípios do Pará e o fortalecimento da cidadania por meio da prática esportiva. Rui Castro ratificou este papel do evento. “O Joapa é uma ferramenta que nos ajuda a levar o esporte para diversos municípios, a interiorização do esporte. O nível técnico que encontramos em vários municípios é muito bom. Integrar o estado, que é muito grande, por meio do Joapa é uma ação muito relevante”, afirmou.

Os Jogos Abertos também contribuem para a formação e identificação de novos atletas. Segundo Lúcia Martins, o evento funciona como uma ponte entre o esporte e a sociedade.  “A federação sempre procura massificar o esporte. O Joapa proporciona, principalmente aos que não conseguem chegar à capital, a oportunidade de estarem perto do handebol, dos árbitros e das regras. Participamos também com o intuito de identificar novos atletas. Hoje, atletas oriundos de Rondon do Pará e Abaeté (Abaetetuba) que estão na seleção brasileira foram descobertos no Joapa, que promove um elo entre as federações, os municípios e os atletas”, ressaltou a presidente da Federação de Handebol do Estado do Pará.

Capacitação – Nesta 10ª edição do Joapa, a Seel realizará um curso de atualização de regras de futebol de campo, ministrado pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva durante as regionais. Árbitro da Fifa desde 2014 e destaque no cenário nacional e internacional do futebol profissional, o paraense Dewson Freitas pretende usar toda a sua experiência nos gramados para estimular o surgimento de novos profissionais da área. “Vamos repassar as atualizações das regras de futebol, e ajudar no aprimoramento desses profissionais”, informou.

No decorrer da etapa em Portel, quem já atua com a arbitragem nos municípios participantes poderá se inscrever. Serão oferecidas 25 vagas para a capacitação.

Serviço: Jogos Abertos do Pará (Joapa) - Regional Marajó I realizada na sede municipal de Portel, no Arquipélago do Marajó, no período de 24 a 28 de maio de 2017. Regional II será sediada em Soure.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000