NOTÍCIAS
22/05/2017
Variados
HOSPITAL DO MARAJÓ PROMOVE SEMANA DE CUIDADOS À GESTANTES.
 


Terminou nesta sexta-feira (19) a Semana de Cuidados às Gestantes de Alto Risco realizada pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, com atividades promovidas pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), que faz parte das ações para conquista do certificado Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que é concedido pela Unicef e Ministério da Saúde (MS).

Referência em atendimento à gravidez de alto risco, o HRPM oferece assistência de alta complexidade a uma população estimada em 270 mil habitantes acolhidos pelo 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), composto pelos municípios de Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá. Nos últimos 14 meses, o hospital realizou 2.086 consultas de pré-natal. Além disso, oferece atendimento ambulatorial em Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, num total de 10 leitos dos 70 disponíveis.

Para atendimentos às mães, o HRPMl oferece o “Espaço para Gestantes”, onde foram desenvolvidas as ações da Semana de Cuidados às Gestantes, incluindo palestras e dinâmicas com as usuárias que fazem o pré-natal de alto risco na instituição. Durante a semana foram tratados assuntos como a importância da amamentação, cuidados com a alimentação da mãe e do bebê, direitos da gestante e do seu filho e ações preventivas para um bom parto com exercícios físicos na gestação.

As atividades contaram ainda com dinâmicas e brincadeiras, além de homenagens às mães. A iniciativa foi conduzida pela equipe multiprofissional do hospital e contou com a participação do coordenador do serviço de Fisioterapia do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), Eduardo Costa, e da coordenadora do serviço de Fisioterapia do HRPM, Monnize Carleto.

"Essas ações contribuem decisivamente para o bem estar das gestantes, cuja maioria ainda é carente e informações e cuidados. Isso sem contar que muitas delas são gestantes de primeira viagem e muito jovens", comentou Eduardo Costa, ressaltando a importância do pré- natal para um parto mais seguro.

A equipe do Gaame se prepara para a próxima atividade, alusiva à Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, em apoio à ações da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará que está promovendo até o dia 25 deste mês a IV Semana Estadual de Doação de Leite Materno.

Serviço: O HRPM oferece atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000