NOTÍCIAS
26/05/2017
Variados
FESTA MARCA ABERTURA DOS JOGOS ABERTOS DO PARÁ.
 


O município de Portel, no arquipélago do Marajó, fez uma grande festa para receber os 300 participantes da regional Marajó I da 10ª edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta quarta-feira, 24, no ginásio municipal, e contou com o desfile das delegações, juramento, acendimento da pira olímpica e homenagem.

Para o prefeito de Portel, Manoel Santos, o Joapa funciona como revelador de talentos. “Os Jogos abertos influenciam os nossos jovens e possibilitam a revelação de vários atletas. Então ter toda esta equipe técnica aqui no município é de extrema importância”.

Para a secretária de estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, realizar ações em todas as regiões do estado é um objetivo de Governo. “Nós somos o sétimo estado em que mais se pratica atividade esportiva e estamos atuando de forma a chegar nas 144 cidades para fomentar o esporte, em qualquer modalidade, em todas as regiões do Pará”.

Fladimir Santos, 39, mais conhecido como Nay, participa do Joapa há oito anos e foi campeão nas sete vezes em que competiu. “Já participei de vários campeonatos e competições, mas o Joapa nos proporciona um momento de integração entre os municípios da nossa região. Aqui vários atletas já foram descobertos, inclusive abriu as portas para o meu crescimento no esporte”, afirmou o atleta.

A regional Marajó I conta com a participação das cidades de Anajás, Breves, Gurupá, Melgaço e a sede, Portel. Os campeões por cada uma das seis modalidades se classificam automaticamente à fase final do Joapa. Os Jogos Abertos do Pará têm a finalidade de integrar o Estado por meio do esporte, além de agregar valores culturais e socioeconômicos.

Os atletas poderão competir em cinco modalidades de esporte coletivo: vôlei, basquete, handebol, futsal e futebol de areia e uma modalidade individual: tênis de mesa. As competições começam a partir desta quinta-feira, 25, e seguem até domingo, 28.

Na tarde desta quarta-feira, 24, os chefes de delegações dos municípios confirmaram a inscrição durante o congresso técnico, onde puderam tirar dúvidas sobre as regras e horário de competição. A maior delegação é da cidade anfitriã, com 94 participantes, seguida de Breves, com 85.

Para o chefe da delegação de Portel, Myki David, receber esta regional é mais uma forma de fomento ao esporte. “Nosso município é bem distante da capital e poder ser sede do Joapa traz a oportunidade para os atletas da região e para a cidade a troca de conhecimento. Nossa equipe se preparou bastante para esses Jogos”, finalizou.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000