NOTÍCIAS
26/05/2017
Variados
ESTADO E MUNICÍPIOS CRIAM FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO
 

O vice presidente da Associação dos Municípios do Marajó (AMAM), Guto Gouvea, e o prefeito de Bagre, Nilson Farias, participaram ativamente da reunião promovida pelo governador Simão Jatene, em Palácio, a fim de definir as ações e programas mais importantes para as diversas regiões paraenses.

Todas as associações e consórcios de prefeituras se fizeram presentes sob a coordenação do presidente da Federação dos Municípios Paraenses, Xarão Leão, ex prefeito de Breves e defensor intransigente do povo marajoara.

Governo do Estado e prefeituras municipais decidiram unir forças para discutir pautas prioritárias de cada região do Pará, assim foi criado um fórum permanente de prefeitos, que terá uma agenda mensal. A resolução foi firmada nesta quinta-feira, 25, durante encontro no Palácio do Governo com as associações e consórcios de municípios, gestores municipais, deputados estaduais, secretários de Estado e o governador Simão Jatene. A agenda havia sido combinada há 10 dias, na ocasião da I Marcha a Belém em Defesa dos Municípios Paraenses.

Durante o encontro o governador Simão Jatene falou sobre o Pará Sustentável, programa do Governo Estadual que visa o desenvolvimento do Pará sob os pilares econômico, social e ambiental. “Todas as coisas se realizam nos municípios. Nós não vamos dar um passo adiante se nós não congregarmos conhecimento e construirmos os municípios sustentáveis”, destacou Jatene ao esclarecer que a adesão municipal não é obrigatória.

O governador disse, ainda, que o equilíbrio das contas estaduais permite a tomada de operações de crédito por parte do Estado e que essa é uma das fontes de recurso pretendidas para fomentar as ações do programa Pará Sustentável. “Temos que ter clareza que não temos dinheiro para resolver todos os problemas. Isso é fundamental para que possamos eleger as pautas que são realmente prioritárias”, alertou o governador Simão Jatene.

O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Xarão Leão, considerou o encontro importante. “O Estado do Pará é muito grande, com uma extensão enorme e com problemas diferentes em cada região. Então nós temos que enfrentar esses problemas e o Governo sozinho não tem condições de fazer isso, ele depende dos prefeitos, seja ele de que partido for, depende da população. É uma união de todos pelo Pará”, destacou Leão ao informar que está sendo avaliado o que é melhor para cada região.

O prefeito de Soure, Guto Gouvea, apresentou as quatro principais demandas para o Marajó, que são a ampliação do sistema de energia elétrica para o interior e cidades ainda não contempladas; a implantação de microssistema de abastecimento de água potável em pequenas localidades; o aumento do contingente policial e equipamentos de segurança como embarcações e armamento e o programa asfalto nas cidade.

Izabela Jatene, secretária Extraordinária dos Municípios Sustentáveis, acredita que esse é um momento de aproximação e de criação de uma agenda permanente. “As iniciativas ocorrem a partir do momento que prioridades são definidas coletivamente, são legitimadas perante os municípios e a população. O encontro de hoje marca uma decisão de que juntos somos mais fortes”, afirmou a secretária, ao reiterar que tem se estabelecido uma integração no atual Governo a partir de um diálogo franco, aberto e de transparência nas informações.

AMAM Com informações e foto da Agencia Pará. 

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000