NOTÍCIAS
05/06/2017
Breves
BREVES REALIZA ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
 

A Prefeitura Municipal de Breves, no Marajó, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nesta semana, o Encontro de Práticas Pedagógicas Inclusiva. Essa é uma iniciativa do Centro de Atendimento de Educacional Especializado, Hallef Pinheiro, e contará com a presença de cerca de 500 professores que atuam junto às crianças com alguma forma de deficiência ou transtorno global do desenvolvimento.

O Centro de Atendimento de Educação Hallef Pinheiro, é a maior entidade do Marajó especializada em ações para deficientes. É coordenado pela professora Simei Miranda e tem como assessora pedagógica, Delma Xavier, que organizam o evento de capacitação voltado para crianças com cegueira, surdas, com deficiência física, autistas e síndrome de Down.

O prefeito Toninho Barbosa liberou os recursos necessários para que os professores da cidade e interior, onde são atendidas 250 crianças deficientes, participem do encontro para desenvolver conhecimentos científicos e incluir práticas pedagógicas nas adequações em sala de aula.

Durante o evento, será lançado o livro desenvolvida pela instituição de ensino ABC em Libras, com o propósito de auxiliar os professores regentes a trabalharem em sala de aula novas técnicas com alunos surdos.

O município de Breves possui alunos deficientes que frequentam o ensino regular e paralelamente têm atividades com especialistas a fim de desenvolver aspectos cognitivos e buscar melhor qualidade de vida. É assim na escola José de Matos, no rio Oléria, a primeira no interior a possuir uma sala de atendimento especializado para crianças deficientes, coordenado pela professora especialista Maria do Socorro Farias, com bons resultados.

O evento será aberto na quarta-feira com a palestra Paralisia Cerebral: soltando os sentidos, da especialista Antônia Lira de Souza; em seguida Síndrome de Down, com o especialista Fábio Leal; depois "estratégias para alunos com surdez" pelo professor Marinaldo de Jesus e a professora Socorro Farias irá abordar a inclusão dos alunos com autismo. A professora Samara Cavalcante Moraes fecha o ciclo falando sobre estratégias para alfabetização de alunos com deficiência visual.

Na quinta-feira, os trabalhos serão de oficinas e socialização de informações e conteúdos pedagógicos que possam agregar valores e novas técnicas na relação ensino/aprendizagem. 

Texto: Pedro Medina.

Foto: Ascom/Breves.m.  

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000