NOTÍCIAS
10/07/2017
Variados
VIAGEM INAUGURAL MARCA INÍCIO DAS OPERAÇÕES DE LANCHA PARA O MARAJÓ.
 


A partir deste sábado (8) chegar aos municípios de Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó, passou a ser mais rápido e confortável. O Governo do Estado fez a viagem inaugural da lancha Expresso Golfinho 1, que sai de Belém diariamente e faz a viagem no tempo médio de duas horas. A embarcação conta com ar-condicionado, poltronas reclináveis e serviço de som e TV a bordo, com capacidade para 171 passageiros, que desembarcam direto nos municípios, sem passar pelo porto de Camará.

A viagem inaugural teve a presença do vice-governador Zequinha Marinho, do secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, e do diretor geral da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), Bruno Guedes. As viagens saem diariamente às 8h do Terminal Hidroviário de Belém Luiz Rebelo Neto.

Para o vice-governador, a viagem traz velocidade, conforto e segurança para o passageiro. “O equipamento beneficia tanto quem trabalha como quem mora e investe no Marajó. A partir de agora muda para melhor o tráfego para quem vai para o arquipélago”, comentou. Kleber Menezes destacou que esta é a retomada da rota expressa turística como alternativa para a lancha tradicional e para a balsa Belém/ Camará. “Esta iniciativa vem acompanhada de outras do trade turístico, do setor comercial. É uma oportunidade de mais pessoas descobrirem as riquezas do Marajó e aproveitarem a beleza de uma das mais lindas regiões do Estado”, ressaltou.

Segundo o prefeito de Soure, Guto Gouvêa, a lancha atende uma necessidade do povo marajoara com um transporte rápido e seguro. “Com esse empreendimento nossa economia vai tomar novos rumos em um momento de crise. O turista vai chegar com mais rapidez e conforto, abrindo assim novas possibilidades para a economia de Soure”, ressaltou.

O músico Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem, faz um show no veraneio de Soure neste domingo (9). Ele é filho do Marajó e sempre retorna ao arquipélago para passeio e para se apresentar. Ele diz que já chegou a fazer o trajeto em viagens de até 15 horas. “O transporte para o Marajó tem sido aprimorado. É a chegada de um tempo novo para as pessoas que moram na região”, frisou.

Investimentos – Ainda neste mês de julho começa a operar o novo ferry boat que liga Belém ao Porto de Camará, no Marajó. Com 87 metros de comprimento e 16,5 metros de largura, o São Gabriel encurta a distância entre a capital paraense e os municípios marajoaras e tem capacidade para transportar 1.123 passageiros, 100 carros e 72 motos.

No início do mês o governo do Estado entregou dois alimentadores que para melhorar a distribuição da carga e assegurar maior estabilidade à rede elétrica. Com isso, Soure também passa a integrar o Sistema Interligado Nacional (SIN), beneficiando mais de oito mil famílias com energia de qualidade.

O primeiro município a contar com energia firme foi Ponta de Pedras, onde foi implantada uma subestação elevadora que converte a tensão para 138kV. A partir dessa linha de transmissão serão atendidos também, além de Soure, os municípios de Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Anajás, Chaves, Afuá, São Sebastião da Boa Vista e Muaná.

Serviço:

Lancha Expresso Golfinho 1

Saída de Belém diariamente do Terminal Hidroviário de Belém Luiz Rebelo Neto

Horário: Belém/ Salvaterra/ Soure, às 8h

Soure/ Salvaterra/ Belém, às 14h

Reservas: (91) 99166-8297.

Fonte: AGPA.

Comunicação/AMAM.
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000