NOTÍCIAS
21/08/2017
Variados
LARGADA PARA A CAMPANHA DE COMBATE AO ESCALPELAMENTO.
 

 

Começa hoje a 3ª Semana Paraense de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento, nos municípios que, historicamente, têm registro desses casos, como Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Curralinho, Breves, Portel, Bagre e outros. A abertura acontecerá às 9h, na Feira do Açaí, anexo ao mercado do Ver-o-Peso, no Porto do Açaí, na Estrada Nova, e Porto da Palha, na Condor, em Belém. Com o tema “Defesa da vida e sensibilização para a segurança do transporte em nossos rios, furos e igarapés paraenses”, o encerramento da campanha ocorrerá no dia 27, na Praça da República, onde haverá uma ação em parceria da coordenação estadual de Hepatites Virais, com o serviço de testes de Hepatites B e C, teste de HIV/Aids e Sífilis, da Coordenação Estadual de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a participação especial do Arraial do Pavulagem.

Ainda como parte da campanha, nas próximas quarta e quinta ferias, em Abaetetuba, acontecerá o I Encontro de Educação, Saúde e Prevenção e o II Colóquio do Atendimento Escolar Hospitalar da Fundação Santa Casa e Espaço Acolher. “É um momento significativo para reafirmarmos compromissos entre gestores estaduais, municipais, barqueiros, profissionais de saúde e sociedade civil para a integração coletiva em ações de saúde e educação”, disse Socorro Silva, coordenadora estadual de Mobilização Social.

Dez municípios participarão da campanha, que tem como objetivo reforçar a necessidade contínua de convencer a população a adotar estratégias para evitar o acidente com escalpelamento, causado pelo eixo exposto dos motores das embarcações que, ao enroscar e puxar os cabelos de meninas e mulheres adultas, arranca parte ou todo o couro cabeludo, podendo levar à morte.

Na programação haverá roda de conversa com trabalhadores de saúde, cobertura de eixo de motor, abordagem aos barqueiros e curso de Capacitação em Tecnologias em Saúde no uso de curativos industrializados para atendimento de Urgência e Emergência de Lesões das Vítimas. A secretária adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães, também participará da abertura.

REDUÇÃO

“Ao longo do ano são realizadas seis campanhas pontuais contra o escalpelamento e os resultados têm sido positivos. As estatísticas apontam para uma redução expressiva desse tipo de acidente, que este ano ainda não gerou nenhum registro”, acrescentou Socorro Silva.

A redução dos casos de escalpelamento resulta de um trabalho integrado feito pela Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE), composta pela Marinha do Brasil, Fundação Santa Casa de Misericórdia, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Capitania dos Portos, Ministério Público do Estado, Sindicato dos Médicos do Estado, Sociedade Paraense de Pediatria e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre outras entidades parceiras.

Atualmente, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará coordena o processo de implante de orelhas em vítimas desse tipo de acidente, que entre 2006 e 2017 somaram 129 casos atendidos.

O Arquipélago do Marajó e o oeste paraense são regiões que lideram as procedências das vítimas de escalpelamento. A lista é composta por 42 municípios. Mas o balanço dessas ocorrências mostra a eficácia do trabalho que vem sendo feito: de 1982 até dezembro de 2014 foram registrados 409 casos de escalpelamento, contra 11 em 2015, seis em 2016 e nenhum até a primeira quinzena de agosto 2017.

Fonte: ORM.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000