NOTÍCIAS
04/09/2017
Variados
BOIS MALHADINHO E ESTRELA DALVA VOLTAM A BRINCAR NO FESTIVAL DO AÇAÍ.
 


A apresentação dos bois Malhadinho e Estrela Dalva foi a grande sensação do 28° Festival do Açaí de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, promovido pela Prefeitura, que reuniu milhares de pessoas em três dias de intensa programação. Os bois existem há mais de 60 anos, mas estavam desativados por falta de apoio e este ano fizeram apresentação de gala, arrastando uma multidão para a praça central.

Segundo o prefeito Hilton Lima, mais que uma festa, o Festival busca resgatar a cultura e os hábitos do povo marajoara, destacando o próprio açaí, considerado “dádiva de Deus” por sua importância como alimento e gerador de renda. E também as danças e ritmos marajoaras, o teatro, a poesia e a música, manifestações emblemáticas da cultura regional.

A programação agregou torneios como o de remo em canoa de madeira com dois remadores; gincanas, concurso de amassar açaí e produzir peconha com maior rapidez e o maior consumidor de açaí de uma só vez. Todo o ano o ganhador é Gilvano Serrão, o Giginho, que tomou este ano cinco litros de açaí com farinha e meio litro de água.

Dentre as atrações musicais, destaque para as grupos locais Clebinho e Banda, os Maias, Nativos, as famosas Fruto Sensual e Pérola Negra e o rei do carimbó, Pinduca.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Marajó (AMAM), e prefeito de Muaná, Murilo Guimarães, os festivais regionais irrigam a economia do Marajó, beneficiando as famílias de menor renda mas também os hotéis, bares e restaurantes, mototaxistas, salões de beleza e comércio em geral. E principalmente promovem a interação das populações dos municípios agregando valores culturais e aumentando a autoestima do povo marajoara.

Fonte: O Liberal.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000